Slide Home

29 jul
2014

ACM – Vila Restinga recebe prêmio por Qualidade e Produtividade

Qualidade que transforma vidas: ACM – Vila Restinga Olímpica

Este ano, três unidades da Área de Desenvolvimento Social da ACM-RS foram premiadas pelo PGQP. Hoje apresentamos a ACM Vila Restinga Olímpica, confira!

 A ACM Vila Restinga Olímpica é uma unidade que integra a Área de Desenvolvimento Social da ACM-RS. Localizada no Bairro Restinga, no município de Porto Alegre, foi criada em 2001 e tem como missão específica oportunizar o acesso aos direitos fundamentais da criança e do adolescente ao que se refere à convivência familiar e comunitária, promovendo atividades que possibilitem a reflexão e o desenvolvimento do ser humano na sua totalidade.

 Para isso, a ACM Vila Restinga Olímpica desenvolve atividades nas áreas de assistência social, esporte e educação, através de serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Programa Cidade EscolaPrograma de inclusão produtiva com o curso de auxiliar de cozinha básicoFutebol 3 Tempos (em parceria com StreetFootballWorld) e demais programas voltados para juventude como o Projeto Jovens de Responsa, abrangendo crianças, adolescentes e jovens de 6 a 17 anos, além de famílias e idosos da comunidade.

 Com este trabalho, a ACM Vila Restinga Olímpica atende mensalmente mais de 500 famílias, proporcionando atividades esportivas, artísticas, recreativas, lúdicas, pedagógicas, inclusão digital e inclusão no mercado de trabalho. Todas são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais das áreas de nutrição, pedagogia, educação física, psicologia, serviço social, administração entre outras. Como destaque, é importante citar o enfoque na educação pelo esporte, com todos os projetos trabalhando no estímulo ao desenvolvimento integral do ser humano com a prática esportiva.

 O processo da Qualidade na ACM Vila Restinga Olímpica teve início em 2008, com a instalação oficial da Comissão do Programa 5S’s, iniciando a participação nos ciclos de avaliação do PGQP. A ACM Vila Restinga Olímpica foi certificada em 2012 e esse ano concorre pela primeira vez para o Prêmio Qualidade RS na categoria Medalha Bronze. Integrantes da equipe de trabalho também atuam no Comitê da Qualidade Acemista (comitê interno da ACM-RS) e no Comitê Setorial de Desenvolvimento Social do PGQP-RS.

 De acordo com a coordenadora da unidade, Eliete Barreira, “a construção da vida profissional se dá a partir do envolvimento e comprometimento com o seu aprendizado e a disseminação deste conhecimento para as demais partes interessadas. A Gestão da Qualidade permite realizar, com transparência e credibilidade, todo este processo de aprendizado, tendo como diferencial o aprender em equipe”. Embasados nessa ideia, os resultados têm ocorrido: atingiu-se um percentual de 90% de satisfação dos usuários com os serviços e um aumento no investimento de treinamento oferecidas para os colaboradores, que somaram 1.702 horas no último ano. Visando dar continuidade aos avanços gerados pela Qualidade, a ACM Vila Restinga Olímpica tem o objetivo de buscar melhores resultados, qualificando sua gestão e almejando sempre sua missão.

Esse reconhecimento do PGQP é um reflexo do trabalho de uma grande equipe, composta por profissionais e voluntários, que contribuem com seus esforços levando para milhares de crianças, jovens e adultos o que de melhor temos a oferecer: O AMOR AO PRÓXIMO.

 

Medalha Bronze 2014 - Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade

 

Fonte:  Portal ACM – RS

Comente esta matéria

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.