VÍDEO NA ÍNTEGRA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA
Dia 12 de Julho, foi realizada no Plenário Ana Terra (Plenarinho), na Câmara Municipal de Porto Alegre a Audiência Pública para debater a permanência dos cursos do #SENAI na nossa comunidade da Restinga.
Após a notícia de que a unidade, com 40 anos no bairro fecharia, assim como outras 10 em todo estado do RS, uma comissão organizada por alunos, ex-alunos, professores, ex-professores, moradores da comunidade e representantes de entidades locais, se reuniram para lutar pela permanência desta importante instituição na região, onde já formou ao longo destas 4 décadas quase 2.000 jovens, tirando-os das ruas, ensinando-lhes uma profissão e, principalmente, mostrando a eles como se construir um bom caráter e ser um cidadão e cidadã de bem.
A comissão denominada #FicaSENAIRestinga, conseguiu chamar a atenção de todos para este importante tema. Grandes veículos de comunicação como Grupo RBS e Rede Record estiveram na comunidade fazendo matérias sobre o caso. Veículos comunitários locais, como a TV Restinga e o Jornal Vitrine, também se juntaram na luta e deram amplo destaque e cobertura às ações da comissão, que até a audiência pública no dia 12, já havia se reunido com a direção do SENAI em sua sede na FIERGS e também com promotoroes de justiça dos direitos humanos e da infância e junventude no Ministério Público do RS.
Uma grande mobilização foi feita na comunidade e os moradores responderam a este chamado, lotando o Plenário da Câmara e demonstrando a todos que não iriam aceitar outra resposta a não ser a de que o SENAI iria permanecer na Restinga. Lideranças comunitárias, representantes de ONG´s e entidades, pais, mães, jovens e adolescentes estavam todos unidos, em prol de um único objetivo e isso foi lindo de se ver.
A comunidade mostrou sua união e sua força e diante dos vereadores presentes à mesa e representantes do município e Ministério Público, ouviram da boca do Sr. Carlos Trein, diretor regional do SENAI aqui na região sul, de que se a Prefitura de Porto Alegre assumir as adequações necessárias no prédio onde os cursos se encontram, que fica dentro da Escola Municipal Larry Ribeiro Alves, o SENAI manterá seus cursos para os jovens do nosso bairro. O valor para adequações às normativas de segurança, acessibilidade, plano de prevenção contra incêndio e NR72, que diz respeito ao maquinário utilizado nos cursos, tem a monta de 472 mil reais, pelas informações passadas pelo SENAI. Os poderes executivos e legislativos presentes, prometeram achar uma solução para que este valor seja aportado à estas necessidades.
O próximo passo era conseguir uma reunião com o gestor municipal, o prefeito da cidade, para que o mesmo também se comprometesse em manter o SENAI na Restinga, dando carta branca para que os custos necessários fossem investidos nas adequações.
Na quinta-feira, dia 14 de Julho, em reunião como o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, representando a Prefeitura Municipal, na presença de secretários e representantes da SMIC, SMED, Sec. Trabalho e Fazenda, a comissão recebeu a notícia de que a Prefeitura dará carta branca e irá se comprometer com tudo o que for necessário para que o SENAI então permaneça na comunidade.
Uma carta-compromisso seria redigida e assinada pelo vice-prefeito para ser entregue ao Conselho do Sistema “S” (SESI, SENAI, SESC, SENAC, dentre outros) na FIERGS, para que os mesmos possam então assinar o compromisso de voltarem atrás, não fechem a unidade no bairro e já garantam as novas matrículas para os cursos destinados aos jovens da nossa comunidade e arredores.
Veja aqui a entrevista feita com o vice-prefeito Sebastião Melo:https://youtu.be/JK3wHTFzoKg
Confira o registro fotográfico feito pela TV Restinga na audiência pública. As fotos são de Alessandra Masagão, as imagens são de Jef Camisolão e a direção de reportagem e texto são de Márcio Figueira.