Matéria Especial

31 ago
2017

DIA “D” DA RESTINGA – UM DIA DE SOLIDARIEDADE, VOLUNTARIADO E MUITO AMOR PELO NOSSO BAIRRO

SE CADA UM FIZER SUA PARTE, POR MENOR QUE ELA SEJA, OU PAREÇA SER, AJUDARÁ MUITO PARA VIVERMOS NUM LUGAR MELHOR!

É com este espírito que foi criado o DIA “D” DA RESTINGA, uma iniciativa da Copar – Comissão De Pastores Da Restinga em parceria com diversas entidades do bairro. A ideia é fazer com que no último sábado de cada mês, as pessoas se organizem em grupos e desenvolvam alguma ação em prol da Restinga, da nossa comunidade. Pode ser ajudando na pintura, capina ou varreção de uma rua. Pode ser ajudando na manutenção ou limpeza de uma creche ou escola. Pode ser fazendo uma horta ou ajudando na poda de árvores. Pode ser da forma que você achar melhor. A intenção é fazer com que as pessoas encarem este “Desafio do Bem” e valorizem o nosso bairro, tão esquecido muitas vezes pelo poder público.

E foi com este espírito de cooperativismo que no último sábado, 26 de Agosto, aconteceu então a 1ª edição do #DiaDdaRestinga. Inicialmente, as atividades contaram com membros das congregações evangélicas da Restinga, que fazem parte da COPAR. Porém, acabou ganhando reforço de outras entidades e até mesmo moradores do bairro, que ao ver a inciativa dos primeiros voluntários, se solidarizaram a causa e meteram junto a mão na massa.

Os grupos foram divididos por tarefas. Uma parte se dirigiu até a rótula de entrada da Restinga, que recebeu corte de grama, pintura nova e até mesmo a recuperação de 2 letras do nome RESTINGA que fica exposto na entrada do nosso bairro. Uma outra turma se dirigiu até o 21º Batalhão de Polícia Militar da Restinga, onde realizaram também a limpeza, poda de árvores e pintura com cal nos cordões de calçada. Para o Sg. Edson, oficial responsável naquele dia pelo Batalhão, essa iniciativa da COPAR e o trabalho dos jovens no local, serviu muito mais que uma limpeza ou revitalização no espaço, mas também uma integração da sociedade com o 21º Batalhão. E assim as equipes seguiram desenvolvendo trabalhos em diversos locais do bairro.

A Caverna de Adulão, entidade que trabalha no tratamento e ressocialização de dependentes químicos da Restinga, é também uma grande parceira da COPAR e da nossa comunidade e diversos voluntários se encarregaram de fazer a limpeza e revitalização do espaço na EMEI Vila Nova Restinga. Foram arrumados brinquedos da pracinha, capinado o pátio e até uma horta em espiral foi feita. Na escola José do Patrocínio, na Restinga Velha, jovens voluntários faziam a limpeza do pátio da escola enquanto o construtor Alexandre Fontoura arrumava a calha no telhado, que tinha um sério problema e toda vez que chovia, entrava mutia água dentro das dependências do colégio. Na Esplanada, além da limpeza e pintura com cal nas pedras, membros do Hospital Divina Providência, parceira do evento, faziam medição de pressão e glicose, além de alguns tratamentos como auriculoterapia e massoterapia.

E assim seguiu o sábado. Ruas Martinica e Rondônia na Restinga Velha, becos e acessos no Núcleo Esperança, arredores da pista de Skate e condomínio Monte Castelo na Restinga Nova, foram alguns dos outros lugares onde os moradores se uniram para dar aquele trato na grama, no lixo que estava espalhado, na cerca que estava precisando ser arrumada e etc.

Para o pastor Fabiano Shirlei Santos, um dos idealizadores deste lindo projeto, o 1º DIA D DA RESTINGA foi um verdadeiro SUCESSO!!! Dezenas de voluntários em prol de um único objetivo, o de deixar um pouco melhor e mais bonito o lugar onde moramos. Ele espera que na 2ª edição, que acontecerá no dia 30 de Setembro, este número de voluntários dobre, ou triplique, até que um dia possamos ter centenas e quem sabe milhares de moradores imbuídos na mesma causa.

Para nós da TV Restinga, é um ENORME prazer e orgulho sermos parceiros voluntários nessa causa e divulgarmos aos quatro cantos essas belas iniciativas e mostrarmos que a Restinga é muito melhor do que imaginamos e que aqui a grande maioria das pessoas são pessoas de bom coração, que só querem viver bem, viver em paz, viver num lugar melhor.

O DIA “D” DA RESTINGA teve como parceiros/apoiadores a TV Restinga, Esparta Propaganda, CRIP Restinga, ACIR, 21º BPM, 18 entidades evangélicas, Caverna de Adulão e Jornal Vitrine.

Texto: Márcio Figueira
As fotos foram feitas por Márcio Figueira (TV Restinga) e também pelos próprios parceiros voluntários.

Confira abaixo a Galeria de Fotos:

Os comentários estão fechados.