Neste sábado, 19 de Maio, parceiros do Comitê da Solidariedade promoveram uma série de atividades alusivas ao Dia da Solidariedade. O evento foi realizado na Esplanada da Restinga, e teve como tema a sustentabilidade e contou com a presença do prefeito José Fortunati.
A prefeitura, por meio das secretarias e empresas públicas, apoia as ações promovidas pelo Comitê da Solidariedade, que é um articulador e estimulador da rede social, fazendo com que a sociedade em geral seja a beneficiária. As ações do Dia da Solidariedade são contabilizadas durante o evento e avaliadas posteriormente pelo grande grupo.
Desde 2003, nove edições já foram realizadas. O volume de arrecadações, as ações solidárias e o grande público que comparece ao evento não deixam dúvidas de que a data está na agenda dos gaúchos. O Dia da Solidariedade tem como objetivo disseminar o conceito de solidariedade, trabalhando para uma mudança cultural e estimulando a população a praticar ações em benefício de pessoas menos favorecidas.
O Dia da Solidariedade foi criado conforme a lei estadual nº 11.693, de autoria do então deputado Cezar Busatto, atualmente secretário municipal de Coordenação Política e Governança Local.
MISSÃO – Desenvolver a cultura da solidariedade como instrumento de transformação social.
OBJETIVOS – Estimular o Rio Grande do Sul a mostrar e trocar experiências solidárias já implementadas nas diversas comunidades do Estado e que sirvam de exemplo para a disseminação dessa prática.
- Incentivar as empresas, instituições, sindicatos de trabalhadores e de educação, entidades de profissionais liberais e órgãos públicos a praticarem gestos de solidariedade.
- Desenvolver ações de cidadania e solidariedade para o público em geral.