Geral

16 nov
2015

Escola Pessoa de Brum inicia atividades em comemoração a Semana da Restinga e da Consciência Negra

Nesta segunda-feira, 16 de Novembro, iniciaram-se as atividades em comemoração a Semana da Restinga e Semana da Consciência Negra na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Carlos Pessoa de Brum, no bairro Restinga.

Até sexta-feira, dia 20, considerado o Dia Nacional da Consciência Negra, serão realizadas diversas atividades voltadas aos alunos, professores, funcionários, pais de alunos e toda a comunidade. Palestras, Apresentação de Vídeos, Mostras Culturais, Exposições e Apresentações Musicais estão dentre estas atividades.

Somadas a estas atividades, estão as realizadas pelo Programa “Mais Cultura nas Escolas”, desenvolvido pela TV Restinga, Cozinha Comunitária e demais parceiros dentro da instituição. Oficinas de Vídeo, Rádio, Programas, Cobertura Jornalística, Fotográfica e Oficinas de Culinária são algumas destas atividades realizadas por este programa que vem sendo desenvolvido desde o mês de Junho.

E a semana de atividades começou com tudo!
A Jornalista, Ativista Social e Apresentadora do Programa Nação, da TVE, Fernanda Carvalho, deu uma palestra para os alunos sobre a preparação dos jovens, principalmente negros, para o Mercado de Trabalho. Ela falou sobre os desafios enfrentados e abordou também os temas Racismo, Preconceito e Discriminação.  Fernanda fez alguns relatos vividos por ela mesma durante seu processo de ingresso na Universidade e na busca pela sua colocação no Mercado de Trabalho. Durante a palestra, alunos e professores fizeram relatos de situações de discriminação e preconceito vividos por eles e o tema foi amplamente discutido.
Após a palestra, Fernanda deu duas entrevistas: A primeira foi para as alunas participantes do projeto da Rádio Brum, desenvolvido na Escola pelo professor Leandro. Esta atividade de hoje foi coordenada pelo oficineiro de Rádio Comunitária pelo programa Mais Cultura nas Escolas, André de Jesus, que também contou com a parceria de Denise Yanda e Oscar Luz, integrantes do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. Denise e Oscar estiveram pela manhã na escola, ajudando na preparação da atividade que foi realizada durante a tarde e que se estenderá durante a semana. A segunda entrevista foi para Márcio Figueira, coordenador da TV Restinga, que está realizando a cobertura das atividades na escola e é responsável pela Oficina de Produção de Vídeo, também realizado pelo Mais Cultura no Pessoa de Brum.


Logo após, houve a apresentação do projeto “Sons de Brum”, uma atividade realizada entre professores, alunos e funcionários, que realizaram 4 apresentações musicais, 2 pela manhã e 2 pela tarde. O projeto vem sendo desenvolvido desde o ano passado, pelo professor Daniel, que realiza esta atividade musical em 8 turmas da escola. Este grupo formado e que se apresentou nesta segunda, participou recentemente do Festival de Música Escolar em São Leopoldo e no próximo dia 20 se apresentará na Escola Paulo Freire, aqui na Restinga. Músicas como Flores (Titãs), Um tanto (Suricato) e Se (Djavan) fazem parte do repertório do grupo.


E para completar, na biblioteca, teve a apresentação do projeto Raízes e Festival do Cabelo Afro, apresentado pela professora Cláudia, uma atividade realizada durante o ano com alunos e alunas da escola.

Confira abaixo a cobertura fotográfica destas atividades de hoje, feita por Alessandra Masagão, da TV Restinga, que clicou todos estes momentos. Em breve, os vídeos.

Texto: Márcio Figueira

 

Comente esta matéria

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.