Slide Home

20 nov
2015

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – NOITE DE INTEGRAÇÃO E FESTA NA ESCOLA PESSOA DE BRUM

No final de tarde e início de noite desta última quinta-feira, 19 de Novembro, houve uma grande integração, que resultou numa belíssima festa na Escola Municipal Ver. Carlos Pessoa de Brum, na Restinga Velha. O evento fez parte das comemorações a Semana da Restinga e Semana da Consciência Negra, que vem sendo desenvolvidas dentro da escola ao longo desta semana, coordenadas e produzidas pelo núcleo de projetos da instituição em parceria com a TV Restinga e Cozinha Comunitária, que são os agentes do programa Mais Cultura dentro do Pessoa de Brum.


O evento desta quinta contou com a participação do grupo de Percussão Iyalodê Idunn, do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, bairro Cristral e também com o músico e mestre Griô seu Jorge, daqui da Restinga, que foi com seus músicos e também com algumas integrantes da Ala das Baianas da Estado Maior da Restinga.

A integração entre os dois grupos se deu belissimamente. Edu do Nascimento, também Griô e coordenador do Grupo de Percussão do Quilombo do Sopapo, trouxe algumas histórias, que logo foram seguidas pelo som dos tambores, agogôs, atabaques e dos chocalhos.


Seu Jorge, mestre Griô e músico sambista da nossa comunidade, deu uma verdadeira aula sobre a história negra e junto com seu grupo e as baianas, encenaram momentos da vinda dos negros para o Brasil na época da escravidão e finalizaram a apresentação com muito Samba e MPB, fazendo com que todos no local acabassem levantando das cadeiras e fazendo parte desta grande festa que se formou.


Foi realmente um momento especial e esperamos que eventos como este aconteçam mais vezes e mais seguidamente na nossa comunidade.

Abaixo, registro fotográfico feito por Alessandra Masagão. Em breve, vídeo da cobertura feita pela TV Restinga.
Texto: Márcio Figueira / Imagens Vídeo: Jef Camisolão

Comente esta matéria

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.