Canal Social

09 out
2016

PIPOCA DE CINEMA NA PERIFERIA

Neste sábado, 08 de Outubro, estivemos presentes acompanhando o lançamento de um projeto super bacana aqui na Restinga.

PIPOCA DE CINEMA NA PERIFERIA é um projeto de geração de renda proposto pela ONG Um Novo Olhar, aqui mesmo do nosso bairro, que tem como objetivo fomentar a renda de famílias, de forma cooperada, através deste empreendimento.
Todo mundo gosta de ir ao cinema ou então ao shopping e provar aquelas deliciosas pipocas saborosas, crocantes e com muita qualidade. Pois bem, esta qualidade toda agora está a disposição dos moradores aqui do nosso bairro.
Uma parceria entre a Um Novo Olhar e a Flavored Popcorn, uma das principais empresas brasileiras, fornecedora de produtos para pipocas de cinema, com franquia em vários estados, está proporcionando este empreendimento aqui na Restinga.

Marcos Fernandes, conhecido como Marquinhos, um dos coordenadores da ONG e idealizador do projeto, diz que não foi nada fácil chegar a este dia de hoje. Sem recursos e sem nenhum auxílio governamental, a ONG, que trabalha com a valorização das famílias e seus membros, através de ações positivas nas áreas social, cultural, educacional, empreendedorismo, dentre outras, vinha pensando em desenvolver um projeto que gerasse renda e sustentabilidade para seus membros e as famílias vinculadas, além de poder gerar recursos para continuação de desenvolvimento dos trabalhos propostos pela entidade, que até hoje ainda não tem sua sede própria.

Foi ai então que teve a ideia de ter um carrinho de pipocas onde os membros da ONG, dividios em duplas, pudessem dali tirar sua renda e também ajudar a ONG. Porém, Marquinhos não queria simplesmente oferecer uma pipoca qualquer, ele queria oferecer uma pipoca igual a que as pessoas consomem nos cinemas e nos shopping centers. Surgiu então o nome PIPOCA DE CINEMA NA PERIFERIA.
Com a ideia na cabeça, Marquinhos começou então a pesquisar pelos nomes e marcas de empresas fornecedoras de produtos para este fim. Após muita pesquisa e comparações, ele chegou na Flavored (www.flavoredpopcorn.com.br), uma empresa de Santa Catarina, que há mais de 20 anos fornece a matéria prima para todo Brasil.

Foram 6 meses de conversa e negociação, pois a Flavored é uma franquia e hoje para adquirir os direitos de trabalhar com sua marca e seus produtos, custa algo em torno de R$ 60.000,00 para aquisição da franquia mais as taxas e etc. Dentro deste custo está toda estrutura oferecida pela empresa, como vemos nos shoppings e locais onde a Flavored está presente.
Sem condições de arcar com estes custos, Marcos Fernandes explicou a situação toda da ONG, da nossa comunidade e da importância que isso teria aqui no nosso bairro, na periferia de Porto Alegre. Sensibilizados com a história de trabalho da ONG e dispostos a encarar o desafio, a Flavored abriu mão de vender sua franquia e liberou a Um Novo Olhar a usar sua marca. Eles teriam apenas que comprar os produtos (insumos) para produção das pipocas.

Com esse sinal positivo não deu outra e Marquinhos começou a correr atrás de parcerias para poder então começar o novo negócio. Conseguiu juntar um dinheiro e comprou o carrinho de pipocas, que custou 800 reais. O carrinho ganhou um lindo grafite feito pela Bina, uma jovem grafiteira e ativista cultural da comunidade. Uma parceria com a agência WPOA, também da Restinga, proporcionou a criação de todo layout (visual) do empreendimento e também a viabilidade da produção do banner e de materiais gráficos para distribuição.

Junto à Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (SMIC), Marquinhos conseguiu o alvará e a liberação para trabalhar no local, que fica na Av. João Antônio da Silveira 1823 (em frente a loja Rainha das Noivas, mas do outro lado da avenida, perto da banca de revistas e da lotérica).
Faltava também o valor para primeira encomenda dos insumos, algo em torno de R$ 2.500,00, que foram conseguidos através de doações de amigos, familiares e ações realizadas para que esse dinheiro fosse juntado, proporcionando neste sábado o lançamento do projeto.

Parceiros, apoiadores e lideranças comunitárias fizeram questão de estar presentes hoje na inauguração do projeto para deixar uma palavra de boa sorte e dar um abraço não só no Marquinhos mas em toda sua esquipe, que já estava a postos uniformizados, atendendo os primeiros clientes que já chegavam para degustar esta deliciosa novidade aqui na Restinga.

A TV Restinga, sempre apoiadora das boas causas da nossa comunidade, é parceira deste projeto e faz questão de divulgar a todos este belo exemplo realizado aqui no nosso bairro, tão carente de ações deste tipo. Só podemos desejar a todos da ONG Um Novo Olhar, muito sucesso neste novo desafio e contamos com o apoio de todos da nossa comunidade, incentivando este projeto, visitando o local e consumindo sua deliciosa pipoca.

E para quem quiser ter a PIPOCA DE CINEMA NA PERIFERIA em sua festa ou em seu evento, é só ligar para (51) 8560.2567 e falar com o Marcos Fernandes (Marquinhos), para levar essa delícia para seus amigos e familiares.

Texto e Fotos: Márcio Figueira

Os comentários estão fechados.