Segurança

21 out
2016

REUNIÃO DO FÓRUM DE SEGURANÇA DA RESTINGA

Na tarde desta quinta-feira, dia 20 de Outubro, no CAR Restinga, aconteceu mais uma reunião do Fórum de Segurança da Restinga, que é uma entidade composta por moradores e lideranças comunitárias, responsáveis por ações positivas de promoção da Cultura de Paz no nosso bairro, buscando alcançar com isso uns dos principais objetivos, que é a diminuição dos índices de violência na nossa comunidade.
Na reunião desta quinta, além dos informes que foram passados, uma das pautas foi a avaliação da atividade realizada no último dia 7 deste mês de Outubro, onde uma grande ação aconteceu na Av. Macedônia, onde aconteceram atividades culturais, recreativas, apresentações artísticas e também contou com o ônibus do projeto Fique Sabendo Jovem, que trouxe palestras e debates com o público jovem do nosso bairro quanto a prevenção à AIDS e as DST´s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), além de Testes Rápidos de HIV e Sífilis. Clique aqui e confira a matéria produzida.
Na avaliação do grupo, o objetivo com esta ação foi alcançado, visto que diante de tantas notícias ruins sobre violência, ações como estas se tornam cada vez mais necessárias. A atividade contou com um grande público e já foi informado que a próxima ação será realizada no dia 4 de Novembro no IFRS Campus Restinga.
Outro ponto importante e que era a pauta principal da reunião, foi a discussão sobre a construção do Centro da Juventude na comunidade, uma iniciativa da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) do Governo do Rio Grande do Sul. A iniciativa integra o Programa de Oportunidades e Direitos (POD) implantado pela SJDH, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que tem como objetivo a redução da violência infanto-juvenil (de 15 a 24 anos) e da evasão escolar.
Os Centros da Juventude contribuem com a ampliação e a qualificação da oferta de serviços de prevenção de violência, evitar delitos e melhorar as oportunidade de integração social. Esse trabalho é voltado aos jovens de 15 a 24 anos em condições de vitimização ou vulnerabilidade social.
Está previsto para Dezembro um Seminário aqui na Restinga que vai debater os principais pontos deste programa, assim como trazer mais detalhes a respeito do local da construção e o formato que será trabalhado.

 

Os comentários estão fechados.