Geral

04 fev
2016

CARNAVAL PORTO ALEGRE 2016 – Programação e Serviços

Transporte, saúde, limpeza urbana, acessibilidade, assistência social, fiscalização, infraestrturua, monitoramento e tecnologia integram o conjunto de serviços que a Prefeitura de Porto Alegre mobiliza para viabilizar a programação cultural e atender os cidadãos no Carnaval no Complexo Cultural do Porto Seco (avenida Plínio Kroeff, s/nº, zona Norte). Coordenada pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC), a programação dos desfiles de 2016 começa na próxima sexta-feira, 5.

SAÚDE  A Secretaria Municipal de Saúde é responsável por toda a estrutura de atendimento durante os dias de Carnaval no Porto Seco. O trabalho inclui as situações de emergência e urgência, além de ações de prevenção e promoção à saúde. A estrutura abrange uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Avançada, duas equipes do Samu, duas equipes do projeto Coração no Ritmo Certo e rede de retaguarda preparada para a remoção de pacientes a locais de atendimento de alta complexidade, conforme a necessidade. Serão 25 profissionais, por noite, dedicados aos atendimentos.
Durante os dias de desfile das escolas de samba, a secretaria manterá um estande de 150m², instalado próximo à saída da dispersão, dedicado a ações de promoção e prevenção em saúde. O local irá oferecer atrações como banda e animadores para interagir com o público na divulgação de boas práticas de saúde e distribuição de preservativos.
 
TRÂNSITO E TRANSPORTE
Trânsito – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) intensificará o monitoramento do trânsito na região do Complexo Cultural do Porto Seco. Ao todo, serão 80 agentes responsáveis por organizar a circulação no local. Bloqueios e desvios poderão ser realizados para agilizar a fluidez e garantir a segurança viária do local. O atendimento por táxis será ampliado no entorno do sambódromo. Durante as noites do desfile, será reforçado o serviço de ônibus. Além das linhas habituais, serão disponibilizadas linhas com atendimento especial para o Carnaval.
Estacionamento da EPTC – Para quem vai de carro ao Carnaval, uma das alternativas pode ser o estacionamento da EPTC localizado na av. Plínio Kroeff, esquina com a av. Elvio Antonio Filipetto. O espaço ficará aberto ao público a partir das 18h (nos dias 5, 6, 7 e 9) até o término do evento. O valor é R$ 20 para carros e R$ 10 para motos.
Passe Livre – As linhas de ônibus da Capital circulam com passe livre e tabela de feriado no dia 7, domingo.
Transporte Coletivo (Linhas que atendem o Porto Seco nos dias de desfiles)
E10/E10.1 – Restinga/Carnaval (Via Lomba)
Saindo do terminal da Restinga Nova até o Complexo Cultural do Porto Seco. Retorno no final dos desfiles com veículos à disposição conforme demanda no local. Itinerário: av. João Antônio da Silveira, av. João De Oliveira Remião (Lomba do Pinheiro – parada 21), av. Bento Gonçalves, av. Antônio de Carvalho, av. Protásio Alves, av. Manoel Elias e av. Plínio Kroeff. A partir das 20h20 às 0h20, saindo do terminal da Restinga Nova até a pista de evento. Retorno no final dos desfiles com veículos à disposição, conforme a demanda no local.
E33 – Centro/Evento (Via Sertório)
Linha Especial Carnaval partindo do Centro. Serão dois veículos para fazer o deslocamento do Centro para o Sambódromo e três veículos à disposição para fazer o atendimento no final do evento. Itinerário: av. Farrapos, av. Sertório, Baltazar de Oliveira Garcia, av. Plínio Kroeff. Deslocamento do Centro para o Porto Seco a partir das 16h e veículos à disposição para fazer o atendimento no final do evento.
633 – Costa e Silva
Funcionará com tabela de horário normal, com acréscimo de viagens durante a madrugada. Itinerário: av. Farrapos, av. Assis Brasil, av. Baltazar de Oliveira Garcia, av. Plínio Kroeff.
B02 – Leopoldina/Aeroporto
Funcionará com tabela de horário normal, com acréscimo de viagens no final da operação para atender aos usuários do Trensurb. Itinerário: Aeroporto Salgado Filho, av. Severo Dullius, rua Dique, av. Sertório, av. Assis Brasil, av. Francisco Silveira Bittencourt, av. Plínio Kroeff.
Carris  Para atender os foliões no Carnaval 2016, a Carris vai realizar reforço no transporte para o local dos desfiles com mudança no itinerário da linha T6. A partir das 19h dos dias 2, 3, 5, 6, 7 e 9 de fevereiro até as 9h dos dias seguintes, a transversal será desviada em ambos os sentidos e ingressará no Complexo Cultural Porto Seco pelas avenidas Dante Ângelo Pilla e Plínio Kroeff. Além disso, ao final dos desfiles e conforme houver demanda no local, os ônibus realizarão partidas extras no sentido Norte-Sul. A operação vai priorizar ônibus articulados e alongados, que têm possibilidade de transportar maior número de pessoas em cada viagem. Consulte itinerário e tabela horária do T6 no site da Carris, aqui http://goo.gl/qdxVwI
Lotações  Petrópolis/Fapa; Sarandi; Parque dos Maias e Jardim Leopoldina
Outras informações  Fala Porto Alegre – telefone 156 | www.eptc.com.br | www.poatransporte.com.br
FISCALIZAÇÃO – A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) realizará ao longo da próxima semana a demarcação prévia das áreas de contenção, orientando comerciantes ambulantes sobre locais e produtos permitidos e alertando aos comerciantes de bares no entorno do Complexo Cultural sobre a  vedação de comercialização de bebidas alcoólicas em vasilhame de vidro, bem como apreendendo mercadorias e equipamentos irregulares. Haverá plantões e ações de fiscalização durante os quatro dias do evento nas áreas de contenção e entorno.
Alimentação – O espaço Butekão do Samba tem capacidade para atender 3 mil pessoas. No local, grupos de pagode e samba se alternarão durante as noites de desfile. Já a praça de alimentação suportará 5 mil pessoas, ambos com sanitários extras. Em toda a extensão da pista, haverá quiosques de alimentação, localizados atrás das arquibancadas. A Coordenadoria-geral de Vigilância em Saúde, que estará com equipe no local, aconselha os foliões a só consumirem alimentos na área licenciada e de comerciantes licenciados. Alimentos consumidos fora da praça de alimentação não são fiscalizados, têm origem duvidosa e podem colocar em risco a saúde do consumidor.
Objetos e alimentos permitidos – Nas arquibancadas, é proibido entrar com bebidas, garrafas, latinhas, guarda-chuva grande (sombrinhas e guarda-chuvas pequenos estão liberados), talheres (talheres de plástico estão liberados), objetos pontiagudos de qualquer espécie, bandeiras com mastros e vidros. Nos camarotes é permitida a entrada de bebidas, conforme normas definidas no leilão. A segurança será feita pela Brigada Militar. Quaisquer objetos não permitidos no evento serão barrados na entrada.
LIMPEZA URBANA – Equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) atuarão em esquema especial na varrição e limpeza geral das dependências do Porto Seco, nas áreas utilizadas pelo público e na pista de desfile. Das 17h até o período entre 8h e 9h, serão realizados os serviços de varrição e remoção de produção, conforme programação de cada escola. Um efetivo de 20 funcionários atuará na varrição após cada desfile, na área interna da pista principal. Equipe de 30 operários realizará a varrição e a limpeza nas dependências do Complexo Cultural. A estrutura de trabalho é composta ainda por caminhão de coleta seletiva e caminhão compactador. Durante o dia, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h, grupo de 25 funcionários fará varrição e remoção de produção em toda a área do sambódromo.
ESGOTOS PLUVIAIS – A Seção Norte de Conservação do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) iniciou na quarta-feira, 27, intervenções no Complexo Cultural do Porto Seco. O Departamento executará a limpeza de todas as bocas de lobo e poços de vista dentro e no entorno. Também serão substituídas cerca de 15 lajes. O DEP ainda fará a limpeza do local, como retirada de entulhos da entrada e saída de contenção, localizada próximo ao Porto Seco.
ACESSIBILIDADE – Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social (Smacis), a prefeitura disponibiliza novamente o camarote acessível para pessoas com deficiência (PCDs) acompanharem o Carnaval 2016 no Complexo Cultural do Porto Seco. Conforme inscrições feitas entre 13 e 20 de janeiro, foram credenciados 39 convidados. O sambódromo terá dois camarotes especialmente estruturados para receber as pessoas com deficiência e seus acompanhantes. As instalações incluem acessibilidade plena, com rampas e banheiro químico.
ASSISTÊNCIA SOCIAL – Para os desfiles oficiais do Carnaval, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) terá plantão para a organização e atendimento das demandas referentes à assistência social no Complexo Cultural do Porto Seco. Os atendimentos abrangem situação de exploração de crianças e adolescentes, abuso de álcool e outras drogas, maus tratos, crianças perdidas, situações de violência e abuso. Adultos e idosos também poderão ser encaminhados para atendimentos necessários. O plantão Ação Rua está organizado para ações sistemáticas de abordagem social de crianças e adolescente durante seu turno de atendimento, nos locais de eventos. Turno: de segunda a sexta-feira, das 8h à meia-noite. Finais de semana e feriados: das 9h às 19h.
INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA – Os órgãos municipais que estarão a serviço da Prefeitura Municipal no Carnaval 2016 de Porto Alegre contarão com infraestrutura tecnológica fornecida pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa). Serão disponibilizados às equipes de trabalho internet, telefonia VoIP (voz sobre IP) e equipamentos de informática.
Computadores, impressoras e aparelhos de telefone darão suporte aos serviços do Gabinete de Comunicação Social, Secretaria da Saúde, Secretaria da Cultura, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Liga Independente das Escolas de Samba de Porto Alegre.
Calendário de Desfiles 2016Dia 2 – Ensaio Técnico (Muamba)

Ordem dos desfiles20h30 – Imperadores do Samba
21h30 – Unidos de Vila Isabel
22h30 – Unidos do Capão
23h30 – Acadêmicos de Gravataí
00h30 – Imperatriz Dona LeopoldinaDia 3 – Ensaio Técnico 

20h30 – Embaixadores do Ritmo
21h30 – Bambas da Orgia
22h30 – Império da Zona Norte
23h30 – União da Vila do IAPI
00h30 – Estado Maior da Restinga

Dia 5 de Fevereiro – Desfile primeira noite

21h25 – Mocidade da Lomba do Pinheiro
22h15 – Filhos da Candinha
23h05 – Fidalgos e Aristocratas
00h00 – Academia de Samba Puro
00h55 – Copacabana
01h50 – Academia de Samba Praiana
02h45 – Unidos do Capão
03h50 – Imperatriz Dona Leopoldina
04h55 – Acadêmicos de Gravataí

Dia 6 de Fevereiro – Desfile segunda noite

20h45 – Esporte dá Samba
22h45 -  Bambas da Orgia
23h50 – Estado Maior da Restinga
00h55 – Embaixadores do Ritmo
02h00 – Império da Zona Norte
03h05 – Unidos de Vila Isabel
04h10 – União da Vila do IAPI
05h15 – Imperadores do Samba

Dia 7 de fevereiro – Desfile terceira noite

21h05 – Tribo Os Guaianazes
21h55 – Tribo Os Comanches
22h45 – Protegidos da Princesa Isabel
23h40 – Unidos de Guajuviras
00h35 – Império do Sol
01h30 – Realeza
02h25 – Acadêmicos da Orgia
03h20 – União da Tinga
04h15 – Unidos da Vila Mapa
05h10 – Escola de Samba da Glória

8 de fevereiro – Apuração – Complexo Cultural do Porto Seco

Fonte: Site Prefeitura de Porto Alegre

Comente esta matéria

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.