Geral

12 ago
2016

COLETIVO CULTURAL DA RESTINGA CONVERSA COM VICE-PREFEITO SEBASTIÃO MELO

Na noite desta quinta-feira, 11 de Agosto, moradores e representantes de entidades que compõem o Coletivo Cultural Restinga, receberam no galpão do CTG Porteira da Restinga o vice-prefeito e pré-candidato a Prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo (PMDB). Apesar da pauta principal ser a Cultura (tema central do encontro), alguns outros temas como moradia e educação acabaram permeando a conversa.
No que tange a Cultura, o Coletivo trouxe questões importantes a serem discutidas, analisadas e até mesmo revisto o modo de gestão e funcionamento, como por exemplo o FUMPROARTE, que é o fundo de apoio aos artistas e projetos culturais. Em 15 anos, pouquíssimos projetos oriundos das periferias e comunidades carentes foram selecionados, ficando os recursos praticamente em sua totalidade para região central da capital.
Outro ponto discutido foi o fomento para atividades culturais, como oficinas, cursos, eventos e atividades diversas. Neste caso, o cenário não é nada positivo. O percentual do orçamento do município que era de 0,98% para a Secretaria da Cultura, no próximo ano será de 0,75%.
Em relação a Semana da Restinga, maior evento cultural do nosso bairro e o 2º maior do município, segundo o próprio calendário de Cultura de Porto Alegre, este ano terá um valor de R$ 40.000,00 para sua realização. Sobre a emenda parlamentar de R$ 100.000,00 destinada pelo Vereador Dr. Thiago no ano passado (2015) para ser utilizada este ano e que está gravada na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), Melo informou que dificilmente a Prefeitura disponibilizará este recurso, reforçando a fala sobre a difícil situação financeira do município. O Coletivo reforçou o pedido para que se não vier o valor da emenda na sua integralidade, que venha pelo menos um percentual dela, para complementar nos custos do evento. Melo pediu o prazo de uma semana para avaliar esta questão e dar um retorno sobre esta possibilidade.
Um outro fator também levantado no encontro, foi sobre a comissão formada por entidades e moradores que compõem o Coletivo Cultural Restinga e que já vem se encontrando há mais de 3 meses para discutir a Semana da Restinga, que este ano está em sua 42ª edição e acontecerá de 14 a 20 de Novembro. As reuniões desta comissão sempre foram abertas à comunidade, inclusive com divulgação feita pela própria TV Restinga em seus canais e redes sociais, onde os convites sempre foram feitos para que todos participassem. Porém, na última segunda-feira, dia 08 de Agosto, durante uma reunião ordinária do FROP Restinga, onde a pauta era o Transporte Público (EPTC), foi solicitada pelo CAR Restinga uma votação para que se tirasse a comissão organizadora da Semana da Restinga, sem aviso prévio à comunidade e muito menos à comissão que já vinha se reunindo e trabalhando há meses. Uma total falta de respeito e consideração com as mais de 30 entidades, todas da comunidade, que já vinham se reunindo. Uma votação foi feita, em menos de 15 minutos, onde foi tirada então uma nova comissão, sem a participação de nenhum dos que já vinham trabalhando no tema.
Diante deste disparate, o Coletivo Cultural Restinga e a comissão da 42ª Semana da Restinga solicitou à Secretaria de Governança o cancelamento e anulação desta votação, mantendo como legítimo o grupo já constituído. Este pedido foi aceito e reforçado hoje por Sebastião Melo, que disse ter conhecimento do trabalho que a comissão já vem fazendo há meses e deixou bem claro que qualquer outro grupo ou comissão que queira se organizar, deve juntar-se a este que já está composto.
O grupo irá se reunir semana que vem junto com o CAR Restinga para dar continuidade no processo e juntos, democraticamente, realizar uma das maiores edições deste que é o maior evento do nosso bairro, que infelizmente nos últimos anos tem ficado quase no esquecimento pelos nossos gestores públicos.
Ao final do encontro, um documento com as propostas e reivindicações foi entregue ao vice prefeito, que comprometeu-se em avaliar item por item.

Texto e fotos: Márcio Figueira
Imagens gravadas por Jeferson Camisolão

Comente esta matéria

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.