Educação

02 out
2015

Alunos do Mais Cultura da Escola Pessoa de Brum na assinatura do Plano Municipal de Cultura

Alunos do Projeto Mais Cultura, realizado na Escola Pessoa de Brum no bairro Restinga, estiveram presentes na assinatura do Plano Municipal de Cultura, que foi realizado no dia 15 de Setembro no Salão Nobre do Paço Municipal, em Porto Alegre. Leonardo Costa, Otávio Macedo e Robson Guimarães são alunos da Oficina de Comunicação Comunitária (Rádio e TV), desenvolvida pela TV Restinga em parceria com a Escola Pessoa de Brum e a SMED (Sec. Municipal da Educação).

Otávio ficou responsável pela registro fotográfico do evento, enquanto Robson ficou na operação de câmera e Leonardo encarregado pela cobertura jornalística, pegando todos os detalhes para montar o texto que segue abaixo:

Na manhã do dia 15 de setembro de 2015, o prefeito José Fortunati sancionou o Plano Municipal de Cultura. A solenidade aconteceu no salão Nobre do Paço Municipal. Na ocasião também ocorreu a posse do Conselho Municipal de Cultura, composta por 15 representantes, sendo 3 da nossa comunidade da Restinga.

O plano foi discutido ao longo de nove conferências de cultura, que acontecerem por mais de uma década. Em 2014, a proposta resultante deste debate foi encaminhada a Câmera de Vereadores que a transformou em um projeto de lei, após avaliada pelos vereadores. O projeto de lei passou pelo processo parlamentar de aprovação para então ser encaminhado ao prefeito para a sanção.

Entre os próximos desafios do novo Conselho Municipal de Cultura estão à realização da 10ª Conferência de Cultura e o estabelecimento de metas para o Plano de Cultura.

“É uma grande riqueza que a cidade construiu, e isso só ocorreu porque temos guerreiros e amantes da cultura, que fazem com que ela esteja presente em todos os recantos da nossa cidade”. Declarou o prefeito José Fortunati, também afirmando que a Secretária da Cultura está atualmente entre as quatro prioridades do estado.

O novo presidente do Conselho Municipal de Cultura é Jorge Roberto Macedo dos Santos, que há muitos anos se dedica a desenvolver atividades culturais na região Gloria.

Alunos do Projeto com o Prefeito de Porto Alegre José Fortunati

Participaram do ato o Secretário Municipal de Cultura Roque Jacoby, o vice-prefeito Sebastião Melo, Secretários Municipais, o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude da Câmera de Vereadores, vereador Reginaldo Pujol, vereadores e demais autoridades ligadas ao tema.

O Ato também teve a participação da Banda Municipal, que foi fundada em 13 de junho de 1925. Completando 90 anos, atualmente é formada por 45 músicos, sendo 35 efetivados e 90% graduados em música, apresentando-se em Concertos Populares no Araújo Viana, Oficiais, Regulares e Didáticos em escolas com repertório específico.

Da esquerda para direita: Leonardo Costa,  André de Jesus e Márcio Figueira (Oficineiros), Otávio Macedo e Robson Guimarães.

Em breve o vídeo com a cobertura feita. Abaixo, confira a galeria de Fotos:

Comente esta matéria

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.