Slide Home

09 abr
2016

PROJETO SONS DE BRUM LEVA MÚSICA À COMUNIDADE DA RESTINGA

Entre acordes e melodias, Daniel Cassiano Pinto, professor de música da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vereador Carlos Pessoa de Brum, apresentou novas sonoridades aos alunos do projeto Sons de Brum. A oficina é ministrada nas tardes de sexta-feira e nas manhãs de segunda-feira, no contraturno, nas dependências da escola. O projeto tem como público alvo alunos do quarto ao nono ano do ensino fundamental, em horário inverso ao de aula e faz parte do projeto Cidade Escola/ Educação Integral.
Nesta sexta-feira, 8, seis iniciantes em flauta seguiam os movimentos do colega Mateus Carvalho, de 10 anos, ajudante do professor. O menino faz parte do projeto desde o início, em 2015. “Sou um condutor em treinamento. Fico um pouco nervoso, afinal, se eu errar, vou fazer com que eles também errem”, contou Matheus. Segundo o professor, esta é uma responsabilidade grande, mas que ajuda no desenvolvimento de quem tem mais tempo de estudo.

Acompanhando as notas musicais das flautas, quatro estudantes que tocavam violão tentavam reproduzir o dedilhar de Daniel. Juntamente com os 12 instrumentos, a voz da professora de educação física Cláudia Gaya deixava em silêncio a turma de quinto ano que observava o ensaio da música Flores, da banda Titãs. “O nosso trabalho com a música tem ajudado muitos alunos que antes eram inquietos a melhorarem sua capacidade de concentração. Há uma evolução deles em relação à escola”, garantiu Daniel. “Nós tivemos um grande envolvimento das famílias com a música. Alguns até presentearam eles com instrumentos e trocaram experiências”, completou.

Para Paulo Teixeira, coordenador de projetos da Emef, o sucesso ocorre porque o Sons de Brum vai ao encontro dos interesses da comunidade. “Este é um projeto que tem uma ótima frequência dos alunos, como, aliás, todos costumam ter”, ressaltou. “Nossos projetos dialogam entre si, trazem grupos de fora da escola, então, a razão do êxito está no conjunto da obra”, concluiu.

Mais fotos:

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Comente esta matéria

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.