Novo sistema de transporte entra em operação na segunda-feira (22/02) em Porto Alegre
Nova tarifa será de R$ 3,75 para Ônibus e R$ 5,60 para Lotações
O sistema de transporte coletivo da Capital estará, a partir de segunda-feira, 22, mais qualificado, em função dos novos ônibus e linhas que começam a circular na cidade. Os veículos, com identidade visual específica, mais modernos e menos poluentes, foram apresentados na manhã desta sexta, 19, no Largo Glênio Peres. A nova frota faz parte da licitação, cujo edital foi lançado em maio do ano passado. Foi a primeira licitação do transporte público da Capital.
A data é histórica, como salientou o prefeito José Fortunati, em função das dificuldades de viabilização do processo de concorrência ao longo dos anos. A conclusão, destacou, só foi possível a partir de um árduo trabalho das equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com a ajuda dos auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Cumprimento a todos por esse trabalho complexo, que fará com que, a partir de segunda-feira, a população passe a ter um serviço muito mais qualificado, estabelecendo novas relações com o sistema. Tenho a convicção de que será um salto de qualidade, não só pelos veículos e as novas linhas, mas pelo controle da sociedade”, disse, referindo-se à criação do Conselho de Usuários.
Fortunati destacou a ampla discussão pela qual o processo passou nas 17 regiões do OP, onde foram sugeridas qualificações, como o ar-condicionado e novas linhas. “Em todas as assembleias, recebíamos a demanda de ampliação das linhas transversais. A partir de segunda, elas serão uma realidade”, ressaltou.Qualificação da frota - No início da operação, serão 296 veículos novos, em substituição a ônibus antigos. A frota do novo sistema iniciará com um total de 1.715 ônibus, 12 a mais do que havia anteriormente. Nos próximos três anos, serão inseridos 72 veículos a mais na frota. A cidade contará com 636 (37%) ônibus com ar-condicionado (anteriormente eram 23%) e 1.010 adaptados para cadeirantes (60%) já no primeiro dia de operação. Outra novidade é a identidade visual, com cores específicas que informam as regiões de destino para os passageiros, facilitando o entendimento das linhas. As cores das regiões foram alteradas: azul para as linhas que atendem a zona Norte (antigo consórcio Conorte), verde para Leste (antiga Unibus), vermelho para Sul (antiga STS) e amarelo para Carris.Entrarão em circulação na segunda-feira quatro novas linhas de ônibus: a T12 – Restinga Cairú, T12A – Restinga PUC, T12.1 – Pitinga/Cairú e T13 – Triângulo/PUC. As linhas T12 e suas derivadas serão operadas pela Carris e substituirão os prefixos 314 – Restinga PUC (e suas extensões), que interligam a região da Restinga, Lomba do Pinheiro à Pontífice Universidade Católica (PUC) e a Terceira Perimetral. Já a T13 substituirá a Triângulo / 24 de outubro / PUC, circulando nas zonas Norte e Leste da cidade.
A participação da população também foi destacada pelo diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. “O OP foi o grande diferencial nesse processo. Foram 24 reuniões, em que mais de 1,7 mil pessoas discutiram cada item do edital”, citou Cappellari. “É um grande momento para a cidade. Estamos entregando um sistema em que todas as questões foram amplamente discutidas e que serão monitoradas e fiscalizadas.”
Entre os que foram ao Largo Glênio Peres conhecer os novos veículos, duas usuárias da zona Sul fizeram questão de posar para uma foto diante dos novos veículos. A aposentada Ana Maria Franqueira e a mãe Edi Franqueira utilizam diariamente a linha Pe. Reus. “Estão lindos e mais confortáveis. Espero que a população retribua esse presente cuidando deles”, disse Ana Maria.
Histórico da licitação – O terceiro edital foi resultado de mais de dois anos de trabalho das equipes da EPTC e dos demais órgãos da prefeitura. O conteúdo, que prevê ampliação e qualificação do serviço prestado ao cidadão, foi enriquecido com contribuições efetivas dos usuários. Uma série de encontros com a comunidade aconteceu para abrir espaço a sugestões: três audiências públicas, uma na Câmara Municipal e duas no Ginásio Tesourinha, a última em 15 de abril; e 24 reuniões nas 17 regiões da cidade no âmbito do Orçamento Participativo (OP). Foi criado, ainda, um canal de participação da população via internet (licitacaodeonibus@portoalegre.rs.gov.br), com o registro de 241 e-mails com sugestões individuais e representativas de entidades, todas analisadas por técnicos do município.
O novo edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (DOPA) em 6 de maio de 2015, aberto também às empresas internacionais, dividido em seis lotes, com prestação do serviço por 20 anos, e teve propostas entregues em 6 de julho.
Participaram do evento de apresentação o presidente do Consórcio Via Leste, Enio Reis, que falou pelas empresas, o presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Cláudio Porto, a diretora de Transportes da EPTC, Maria Cristina Ladeira, o diretor presidente da Carris, Sérgio Zimmermann, e secretário de Comunicação, Carlos Bastos.
As tabelas das linhas atualizadas estão disponíveis no site da EPTC (www.eptc.com.br) e no telefone 156, da Prefeitura de Alegre.
Novo Sistema de Transporte – Benefícios da nova operação
Frota qualificada
• 296 veículos novos no início da operação
• Maior quantidade de ônibus articulados, dos atuais 130 para 175 (aumento de 35%)
• Inicio da operação com 37% (636 veículos) da frota com ar-condicionado. Em até dez anos, toda a frota terá ar-condicionado
• A partir do início da nova operação, só ingressarão veículos com ar-condicionado
• Todos os veículos novos com acessibilidade
• Nova identidade visual com a identificação clara da região por cores, prefixos maiores e letreiros eletrônicos
• Todos os veículos novos com motores menos poluentes (Euro V)
• Aumento da quantidade de veículos na frota – 72 carros nos próximos três anos
• Diminuição da ocupação. De seis pessoas em pé por m², para quatro pessoas por m²
• Previsão da utilização de novas tecnologias como ônibus elétrico, biodiesel, entre outras
Novas tecnologias embarcadas
• Novo modelo de validador os carros novos – mais rápidos com tela gráfica para melhor identificação das mensagens
• Desenvolvimento de projeto para monitoramento em tempo real da frota (GPS)
Melhorias na operação de transporte
• Definição de metas de qualidade do sistema a serem perseguidas pelos novos operadores
• Aperfeiçoamento da operação de transporte em relação às linhas e horários
• Criação do Conselho de Usuários
Compromisso com Projeto BRT
• Compromisso dos operadores com o futuro projeto de BRT
Contrato
• Estabelecimento de um contrato entre os operadores e a Prefeitura de Porto Alegre determinando regras claras, possibilitando o planejamento e segurança de novos investimentos