Geral

24 ago
2016

Porto Alegre Film Commission deve estimular produção audiovisual

O prefeito José Fortunati deu posse nesta terça-feira, 23, aos integrantes do Conselho Consultivo do Escritório Municipal de Apoio à Produção Audiovisual, o  Porto Alegre Film Commission. Eles passam a liderar e representar a organização que foi criada para captar e facilitar produções nas áreas de cinema, publicidade, documentários e novelas que sejam gravadas na capital gaúcha. Nomeado pela portaria 336/2016, o grupo de conselheiros é integrado por representantes do município, do estado e de entidades privadas do turismo e setor audiovisual da cidade.
No evento, no Salão Nobre do Paço Municipal, Fortunati ressaltou que Porto Alegre é reconhecida como um pólo da produção audiovisual, mas precisa da Film Commission para atrair mais investimentos e fomentar a atividade facilitando e desburocratizando processos. “Buscamos é organizar poder público com a iniciativa privada, com todos os empreendedores e criativos, e utilizar esse nosso potencial para fazer o setor prosperar”, disse o prefeito.
 
A representante do Film Commission e uma das conselheiras pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul, Gisele Cardoso Hiltl, falou sobre a importância econômica da criação da organização para a cidade e o papel que desempenha, conseqüentemente, no incentivo ao turismo. “A primeira cidade do Brasil a criar a sua Film Commission foi o Rio de Janeiro, onde hoje a indústria audiovisual representa 7% do PIB. O Brasil tem potencial, mas a cultura responde por apenas 1% do PIB, sendo 0,6% da produção audiovisual. Nas cidades que estimulam a atividade, para cada real investido pelo poder público em cinema, são três reais que retornam para a economia local”, destacou Gisele. Ela lembra ainda que Antônio Prado, cidade da serra gaúcha, recebia quatro mil turistas por ano antes de ser cenário do filme O Quatrilho. Desde então, recebe anualmente 40 mil turistas.
Para o secretário municipal de Turismo e presidente do conselho, Luiz Fernando Moraes, este é o tipo de ação que não exige investimentos, porque já temos empresas dos setores envolvidos que oferecem uma excelente rede de serviços e já temos a natureza de Porto Alegre”. Ele explicou que no conselho, a responsabilidade da prefeitura será desburocratizar e facilitar as rotinas de produtoras interessadas nas locações da cidade, o que envolve mobilidade, autorizações para gravações, limpeza urbana, entre outros. A iniciativa privada ficará com a missão de captar recursos e com a expertise que tem no setor.

Porto Alegre Film Commission – Foi criada oficialmente, por decreto municipal, em 25 de novembro de 2015. Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) em parceria com entidades, é uma organização destinada a captar e servir de facilitador para produções audiovisuais – nacionais e internacionais – na cidade, como nas áreas de cinema, publicidade, documentários e novelas.

Ao mesmo tempo, o objetivo é estimular o chamado turismo cinematográfico local, que é o marketing e a mídia espontânea que filmes, documentários, conteúdos publicitários entre outras produções audiovisuais geram para os destinos turísticos.

A organização é composta pela Secretaria Executiva e pelo Conselho Consultivo, que tem por função apreciar o relatório anual de atividades; orientar e opinar sobre qualquer assunto afeito à natureza e atividades do Escritório de Apoio à Produção Audiovisual; elaborar e aprovar do Regimento Interno; avaliar projetos especiais que solicitem apoio do Escritório Municipal de Apoio à Produção Audiovisual; criar rotinas e processos que busquem apoiar, fomentar e promover a produção audiovisual na cidade.

O Conselho Consultivo - Tem como presidente o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes. Também compõem o grupo, conselheiros integrantes da (SMTUR); representantes das secretarias municipais de Cultura (SMC), Segurança (SMSEG), Meio Ambiente (SMAM), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Gabinete de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre (InovaPoa), Gabinete de Comunicação Social (GCS), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC); e do setor privado, representantes da  Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RS), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Porto Alegre e Região Metropolitana Convention e Visitors Bureau, Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos (APTC), Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio), Fundação de Cinema RS (Fundacine), Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul (SIAV) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Os conselheiros
Da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis:
- Titular: Abdon Barreto Filho
- Suplente: José Reinaldo Ritter
Da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes:
- Titular: Maria Fernanda Tartoni
- Suplente: Thais Kapp Amorim
Da Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos:
- Titular: Davi de Oliveira Pinheiro
- Suplente: Lucas Pereira Cassales
Da Porto Alegre e Região Metropolitana Convention e Visitors Bureau:
- Titular: Roberto Geraldo Medina Snel
- Suplente: Amilton Lopes
Da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul:
- Titular: Maria Isabel Nehme
- Suplente: Lúcia Rios
Da Fundação de Cinema do Rio Grande do Sul:
- Titular: Luiz Alberto Rodrigues
- Suplente: Pedro Guindani
Da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul:
- Titular: Aletéia Patrícia De Almeida Selonk
- Suplente: Carlos Gerbase
Do Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul:
- Titular: Leo Artur Sassen
- Suplente: Gisele Cardoso Hiltl
Da Secretaria Municipal de Segurança de Porto Alegre:
- Titular: Ricardo Schlomer Gomes
- Suplente: Graziele Silva Correa
Da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre:
- Titular: Marcus Santos de Mello
- Suplente: Andrea Cancella Back
Da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre:
- Titular: Débora Franzine Zaro
- Suplente: Ricardo Litwinski Suffert
Do Gabinete de Comunicação Social de Porto Alegre:
- Titular: Rafael Reginato Leite
- Suplente: Liziane Cordeiro
Do Gabinete de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre:
- Titular: Carina Bernardi
- Suplente: Marilin Moura Parode
Do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre:
- Titular: Andiara de Freitas da Silva
- Suplente: Maria Inês Mello
Da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre:
- Titular: Vitor Teixeira Machado
- Suplente: Rafael da Silva Doval
Fonte: Site Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Fotos: Ivo Gonçalves / PMPA
Texto: Melina Fernandes

Os comentários estão fechados.