Esporte

13 ago
2016

A mobilização funcionou e a nova pista de Skate da Restinga vai sair

Após a perda da emenda parlamentar federal de 255 mil reais pela Prefeitura de Porto Alegre e Secretaria Municipal da Juventude, por falta de envio de projeto para construção da nova pista de skate da Restinga na Esplanada e após a ocupação da Secretaria da Juventude por skatistas e apoiadores da causa, o Prefeito José Fortunati junto com alguns secretários recebeu na tarde da última quinta-feira, dia 11 de Agosto, o grupo e orientou a imediata construção da nova pista. O recurso virá da Secretaria de Educação, no valor de R$ 150.000,00 (100 mil a menos do que a emenda). Porém, é o único recurso disponível e o grupo resolveu aceitar para não ficar sem nada.

Porém, o sonho da nova pista na Esplanada, não vai acontecer. Ela será construída no espaço entre o Campo do Pampa e o CREAS, na Av. Macedônia. Essa mudança se deu pelo fato de que para se construir na Esplanada, o recurso precisaria ser bem maior, devido à estrutura que precisaria ser utilizada.
Mesmo assim, o grupo se sentiu contemplado, pois após 2 anos na batalha, a nova geração do skate na Restinga, composta por jovens skatistas e também integrantes do movimento Hip Hop, além de todos os praticantes do esporte, terão um espaço novinho em folha para andarem com seus “carrinhos”.
A empresa responsável pela construção será a SPOT SKATEPARK, uma das maiores empresas na elaboração de projetos e construção de pistas de skates do Brasil.
Porém, a galera “da antiga”, que há mais de 20 anos participou da luta pela construção do Banx, pista localizada na Rua Perachi Barcellos, não vai ficar desassistida. Dos 150 mil, em torno de 30 mil serão utilizados para reformas e melhorias no espaço que há anos serve como point pra gurizada praticar o esporte.

O projeto da pista nova já começou a ser pensado e elaborado e terá o acompanhamento do grupo aqui da Restinga, para que tudo saia da forma como tem que ser. A informação é de que no prazo de 20 a 30 dias as obras já comecem e mais ou menos uns 30 ou 40 para conclusão. Ou seja, em 2 meses, os jovens da nossa comunidade terão finalmente sua pista nova de skate, que será chamada André Ribeiro, mais conhecido como Hiena, skatista profissional, empresário e árbitro, que faleceu este ano em Fevereiro. Hiena foi uma referência do esporte não só no Brasil mas também pelo mundo e receberá uma justa homenagem da nossa galera aqui da Tinga.

Além do Prefeito Fortunati, estavam também representantes das secretarias da Educação, Juventude e Governança. Da nossa comunidade, estavam presentes representantes do movimento do Hip Hop, Chácara do Banco e representante da Federação Gaúcha de Skate.
Quem ganha com isso tudo são nossos jovens, que precisam sentirem-se contemplados com políticas públicas direcionadas a eles, para que possam se manter longe da criminalidade, que tem ceifado tantas e tantas vidas da nossa juventude da periferia.
Fotos enviadas por Claudisseia Santos, mais conhecida como B.Girl Ceia, uma das principais articuladoras deste movimento pela luta da nova pista de skate.

Os comentários estão fechados.