Geral

10 jan
2018

Homenagem a José Carlos do Santos, o Beleza

UMA JUSTA E BELA HOMENAGEM!
Por Márcio Figueira

No final da tarde e início de noite desta terça-feira, 09 de Janeiro de 2018, familiares e amigos do seu José Carlos dos Santos, o Beleza, se reuniram para realizar o último desejo ainda em vida do nosso grande amigo, que era o de ser cremado e ter suas cinzas jogadas na Restinga, bairro que ele não só viu mas como também ajudou a crescer e evoluir. O primeiro ponto escolhido por Beleza foi a rótula da Esplanada da Restinga, onde foi plantado no local uma muda de Ipê Amarelo, árvore escolhida por ele mesmo. Ali, foram depositadas partes de suas cinzas. Após, o restante foi colocada em volta da pedra fundamental localizada na Av. Nilo Wulff, esquina do CECORES com os apartamentos do condomínio Monte Castelo.


Estes dois pontos são característicos e até mesmo simbólicos da nossa comunidade, lugar por onde mais de 4 décadas ele morou e principalmente ajudou em suas conquistas. Seu Beleza, ou Tio Beleza, como muitos o conheciam, fez parte do grupo de Jovens da igreja católica, foi professor do Senai, Conselheiro Tutelar, um dos principais articuladores e batalhadores pra vinda do Hospital da Restinga e nossa Escola Técnica, ou Instituto Federal (IFRS Campus Restinga). Também lutou pelo transporte, a vinda das lotações… enfim, não há sequer uma conquista do nosso bairro que ele não tenha participado direta ou indiretamente.
De opinião forte, decidida, Beleza também arranjava muita briga e discussão, no bom sentido, sempre com o intuito de promover o bairro e trazer pra cá as melhorias que necessitava e não admitia quando alguém ia contra esses avanços.
Desde 2015 ele vinha muito doente e debilitado, após ter sofrido um AVC (acidente vascular cerebral). Em Agosto do ano passado (2017), fizemos uma campanha para conseguir uma cama hospitalar e também ajudar a família, que vinha tendo muitos gastos com os cuidados e o tratamento dele. Infelizmente, no dia 1º de Janeiro deste ano, ele faleceu, devido a complicações de uma infecção. Ele estava internado no Hospital da Restinga.
E é por toda esta história de luta e dedicação pelo nosso bairro, que acompanhamos e participamos desta bela e justa homenagem feita hoje pela sua esposa, filha, amigos, amigas e companheiros(as) de luta de tantos anos.
Em breve, publicaremos o vídeo que gravamos, registrando este momento e também com a fala dos amigos, que contaram um pouco das histórias do Beleza e se despediram com esta linda homenagem.

Mais fotos:

Os comentários estão fechados.