Saúde

22 jan
2012

VERÃO 2012 – Aproveite com Moderação

 

ESTAMOS NO VERÃO, A ESTAÇÃO MAIS ESPERADA DO ANO!!!

Sol, Calor, Praia, Rio, Piscina, Sombra, Chopinho Gelado com os amigos… cada um procura aproveitar a estação mais quente do ano da melhor maneira possível.

Porém, nem tudo é festa e alguns cuidados precisam ser tomados para que não haja surpresas desagradáveis.

Listamos abaixo algumas recomendações importantes para que você possa desfrutar ao máximo com sua família e seus amigos:


 * BEBA BASTANTE LÍQUIDO: Esta é a primeira dica e uma das mais importantes, pois com o calor nós perdemos muito líquido através do suor e é necessário reabastecermos nosso corpo repondo esse líquido perdido.
Beba muita água, mesmo que a sede não seja tanta. Também procure beber suco de fruta natural, pois além de matar a sede é saudável e repõe vitaminas essenciais ao organismo.


* PROTEJA-SE DO SOL: Procure não se expor excessivamente ao Sol no período das 10hs às 16hs e procure sempre utilizar protetor solar.
Crianças e idosos têm a pele mais sensível e precisam de mais atenção a este quesito. Procure se informar do fator do protetor solar mais adequado de acordo com a idade e o tipo de pele.
De preferência use um chapéu ou boné para se proteger do Sol.
Procure também utilizar óculos escuros. Mas preste atenção: Não use qualquer óculos, pois a utilização de produtos de baixa qualidade, além de não proteger os olhos dos raios UV, também podem prejudicar a sua visão.  Se possível, procure consultar um oftalmologista para saber qual a melhor opção para você.


* CRIANÇAS!  CUIDADO REDOBRADO:  Com este calor, a criançada não quer saber de outra coisa e só querem estar na água.
Seja na piscina, na praia de mar, rio, lagoa ou até mesmo em uma caixa d´água, é sempre importante as crianças estarem sob a supervisão de um adulto, pois ao mínimo descuido pode haver um incidente e a criança se afogar.
Procure sempre utilizar bóias infláveis presas ao corpo das crianças.
Lembre-se: Em se tratando dos baixinhos, todo cuidado é pouco!


* CUIDADO COM OS ALIMENTOS: Independente da estação, sempre lave bem os alimentos antes de prepará-los e ingerí-los. Porém, no verão, os alimentos tendem a estragar mais rápido. Por isso, preste muita atenção na hora de comprar e também na hora de armazenar os alimentos.
Os alimentos perecíveis e manipulados não devem permanecer em temperatura ambiente por mais de 2 horas.
Carnes, Ovos, Leites e Derivados precisam de atenção especial, pois estragam facilmente no calor e como consequência podem causar doenças pela proliferação de bactérias como a Salmonela, por exemplo, que causa naúseas, vômitos, diarréiras e febre.
Abuse das Frutas e Verduras. Evite o excesso de alimentos fritos e cozidos.
Com esses cuidados, além de manter uma dieta saudável, você também vai manter o corpo em forma para essa estação!


* EVITE O EXCESSO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS: Neste calor, aquela cervejinha gelada e aquele chopinho com colarinho com os amigos e a família é uma ótima pedida. Porém, evite os abusos. O consumo excessivo de álcool é prejudicial a saúde e com o calor, o abuso pode levar ao aumento da pressão arterial e o risco de um AVC (acidente vascular cerebral).

* ÁLCOOL E DIREÇÃO: Esta é uma combinação verdadeiramente MORTAL.
Estatísticas apontam que a maioria das ocorrências com vítimas no trânsito tem ligação com a ingestão de Álcool.
O Álcool age diretamente no cérebro e no sistema nervoso, diminuindo a capacidade de raciocínio, a habilidade e a coordenação motora, fazendo com que a pessoa deixe de realizar tarefas simples que exigem reflexo e atenção.

Não estrague o seu Verão nem o Verão dos outros e lembre-se daquela famosa frase: SE BEBER NÃO DIRIJA!!!


* A PRAIA NÃO VAI SAIR DO LUGAR: Por isso, não corra nas estradas. Respeite os limites de velocidade. Procure sair em horários onde a temperatura é mais amena e não esqueça de fazer a revisão no seu veículo antes de pegar a estrada. Freios, Pneus, Amortecedores, Limpadores de Párabrisa, Água e Óleo,  são alguns dos principais ítens a serem observados.
Se você tem compromisso com hora marcada, procure sair com antecedência para evitar correr e ultrapassar os outros veículos em local proibido, evitando assim uma tragédia.


Seguindo estas pequenas dicas, tenho certeza que você terá um ótimo Verão e terá bastante tempo para contar aos amigos e aos colegas as suas histórias vividas nesta que é a estação mais festejada.

UM ÓTIMO VERÃO A TODOS!!!

Comente esta matéria

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.