Slide Home

07 jul
2016

APÓS REFORMA, UBS MACEDÔNIA É REINAUGURADA NA RESTINGA

Entregues novos espaços da Unidade de Saúde Macedônia

O prefeito José Fortunati e o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, entregaram, na tarde desta quarta-feira, 6, a reforma da Unidade de Saúde Macedônia. Localizada no bairro Restinga Nova, Extremo Sul de Porto Alegre, a unidade é a única da região, atendendo uma população cadastrada de cerca de 36 mil pessoas, o que corresponde a mais de oito mil famílias.
“Porto Alegre atingiu um nível histórico de atendimentos de pessoas de fora. Não retroceder no atendimento já é um grande desafio”, observou Fortunati. Na unidade, foi reformada uma áreas total de 388,08m², com colocação de rede e computadores. A readequeação também possibilitará a instalação do segundo consultório odontológico, com novo mobiliário e ambiente climatizado. “Queremos que este seja um espaço de saúde e de grande resolutividade”, destacou Ritter.


Sobre a obra - 
Foi feita a substituição parcial do telhado, a instalação da nova rede elétrica interna, revisão da rede hidrossanitária, pintura geral e troca parcial do piso. Para o segundo consultório, a ser instalado no local, foi adquirida cadeira odontológica e mobiliário, além de novo layout interno e informatização, incluindo rede, aquisição de computadores e climatização A área reformada (388,08m²), a informatização e o mobiliário tiveram um investimento de R$ 301.057,00.


Atendimento
 - A US Macedônia está localizada na região da Restinga Nova, com uma população cadastrada em torno de 36 mil pessoas, o que corresponde a mais de oito mil famílias. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e oferece serviços de curativo, nebulização e aspiração de vias aéreas, controle de glicemia, verificação de pressão, administração de medicamentos injetáveis e consultas médicas, incluindo ginecológicas. Possui ainda atendimento ao programa Prá-Nenê, coleta de preventivo de câncer de colo uterino, pré-natal, testes rápidos de gravidez e HIV, hepatites B e C e sífilis, confecção de cartão SUS, marcação de exames e consultas especializadas.
Em média, são atendidas de 300 a 350 pessoas diariamente, chegando a sete mil usuários por mês. A equipe é formada de dois médicos do programa Mais Médicos, uma médica clínica geral, uma ginecologista/ obstetra, três enfermeiras, cinco técnicas de enfermagem, dois auxiliares de enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal, dois assistentes administrativos, três agentes de combate endemias, portaria e limpeza.
O setor de odontologia oferece serviços de atenção básica para crianças, adultos, gestantes e idosos e referencia, quando necessário, para a atenção especializada da rede de saúde. Também desenvolve atividades com crianças do Programa Saúde na Escola, nas instituições pactuadas, realizando ações educativas, preventivas e curativas no consultório. A sala de vacinas e o dispensário para distribuição de medicamentos estão em fase de reabertura. A Unidade de Saúde está localizada a 500 metros da Farmácia Distrital Restinga, na rua Álvaro Difini. A farmácia disponibiliza a lista completa de medicamentes, inclusive controlados, e funciona das 8h às 17h, em ambiente com sala de espera, informatização e farmacêutico.

Fonte: Site PMPA
Fotos: Cristine Rochol / Simoni Deon
Texto de: Caren Mello
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen


Comente esta matéria

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.