Matéria Especial

30 nov
2013

Restinga e Parque Marinha terão testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite no final de semana

No domingo, 1º de dezembro, se comemora Dia Mundial de Luta contra a Aids. Em alusão à data, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá disponibilizar teste rápido de HIV/Aids, Sífilis e Hepatite. A testagem ocorrerá sábado e domingo, 30 e 1º, na Esplanada da Restinga e no Parque Marinha do Brasil.Desde o início da epidemia de Aids no país, Porto Alegre se destacou como uma das capitais com importante concentração de casos. Até o momento, foram contabilizados cerca de 24 mil casos, sendo desses 96,3% em adultos e 3,7% em crianças menores de 13 anos. Na Capital, a incidência de Aids no ano de 2012 registrou 1.321 casos, sendo 765 homens e 556 mulheres.
Horários Teste Rápido
Sábado (30/11)
Esplanada da Restinga – 15h às 19h
Parque Marinha(pista de skate) – 15h às 20h
Domingo (1º/12)
Esplanada da Restinga – 11h às 19h
Parque Marinha(pista de skate) – 10h às 20h
Teste Rápido - O teste rápido está disponível em todas as unidades de saúde de Porto Alegre, nas unidades de Pronto Atendimento, nos hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SMS) e no Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 5º andar), no turno da manhã. Os testes laboratoriais são realizados ainda nos centros de testagem e aconselhamento (CTA) do Ambulatório de Dermatologia Sanitária (avenida João Pessoa, 1327), no CTA Caio Fernando Abreu (avenida Bento Gonçalves, 3722), que também faz o teste rápido, e no CTA Paulo Cesar Bonfim (rua Professor Manoel Lobato, 151), região Glória-Cruzeiro-Cristal.
O teste não demora mais do que 2 minutos. Após uma breve explicação e a retirada de sangue no dedo – para 6 gotas, no máximo, basta aguardar o resultado que sai em 30 minutos. Em casos de HIV positivo, é feito o encaminhamento para um infectologista.
Fonte: Site oficial da Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Os comentários estão fechados.