Transporte

10 out
2017

Solicitações de melhorias no serviço de transporte público na Restinga

No mês de Maio deste ano (2017), iniciamos uma conversa junto a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) na qual encaminhamos algumas solicitações de melhoria tanto nos serviços do transporte público quanto nas estruturas oferecidas aqui em nosso bairro.
Nesta época, o vereador André Carus (PMDB) se ofereceu e disponibilizou seu gabinete para que juntos pudéssemos encaminhar estas demandas ao órgão responsável. No dia 23 de Maio, estivemos pessoalmente conversando com o diretor presidente da EPTC, Marcelo Soletti, o qual recebeu estas demandas e protocolou o pedido. Em vídeo gravado com ele, o mesmo se disponibilizou a verificar as necessidades e prometeu botar em prática o mais breve possível, aquilo que estivesse ao seu alcance.

* Confira a postagem feita em nossa fanpage quando estivemos com o vereador André Carus no terminal Restinga Velha:
https://www.facebook.com/tvrestinga/posts/1665386433489218

* Confira o vídeo que fizemos no terminal Restinga Velha conversando com moradores e usuários do serviço de transporte na região:
https://www.facebook.com/tvrestinga/videos/vb.309843315710210/1685328174828377/?type=2&theater

* Confira o vídeo feito com o diretor presidente da EPTC Marcelo Soletti:
https://www.facebook.com/tvrestinga/videos/vb.309843315710210/1670526352975226/?type=2&theater

Após algum período, no final do mês de Julho, iniciou-se uma obra no terminal Restinga Velha, que era uma das solicitações que havíamos feito, onde os moradores reclamam da falta de iluminação no local, proteção contra a chuva e também alguns bancos, visto que muitas vezes a espera por ônibus no local chega a quase uma hora, dependendo do horário e da linha que se está esperando. E isso foi constatado pessoalmente por nós quando estivemos no dia 6 de Junho no local, junto com uma equipe da própria EPTC e também do gabinete do vereador Carus, onde foi conversado com moradores e usuários do transporte coletivo ali na região. Porém, para nossa surpresa, apenas alguns bancos foram colocados e nenhum outra outra melhoria foi realizada.

* Confira a postagem feita mostrando o início das obras, que acabou apenas com a colocação dos bancos:
https://www.facebook.com/tvrestinga/posts/1745714485456412

Após cobrarmos da EPTC um retorno sobre as demais melhorias e demandas solicitadas, recebemos um e-mail do diretor da EPTC, Marcelo Soletti, respondendo sobre as solicitações.

Veja abaixo quais foram as demandas solicitadas à EPTC e logo após a resposta do órgão:


DEMANDAS ENCAMINHADAS PELA TV RESTINGA E ENTREGUES EM MÃOS AO DIRETOR PRESIDENTE DA EPTC NO DIA 23 DE MAIO:

À
EPTC – Empresa Pública de Transporte e Circulação
A/C. Sr. Marcelo Soletti – Diretor Presidente

A TV Restinga, vem através deste, trazer algumas das reivindicações dos moradores e usuários do transporte coletivo no bairro Restinga, extremo-sul de Porto Alegre, quanto ao serviço prestado. Por sermos um canal de comunicação dentro da comunidade e interagirmos diariamente com todos os públicos a respeito de todos os assuntos, acabamos nos tornando um centralizador de opiniões, queixas, reclamações e dúvidas sobre as demandas pertinentes ao nosso bairro.
E entendendo que a EPTC é o órgão responsável pela regulamentação, regularização e fiscalização dos permissionários do serviço de transporte que é prestado aos moradores, trazemos então abaixo algumas destas solicitações, afim de que o órgão analise e possa proceder com as mesmas:

  • Melhorias no terminal Restinga Velha: Iluminação, bancos, acesso a cadeirantes (implantação do Parada Segura);

  • Restinga Velha – Local sem fiscalização. Horários não são cumpridos;

  • Moradores reclamam da falta de ônibus linha Tristeza aos finais de semana. Também não tem linha via Glória e PUC para os moradores da Restinga Velha;

  • Reivindicam um alimentadora que ligue Restinga Velha com Restinga Nova (terminal/terminal). Moradores da Chácara do Banco, por exemplo, que precisam pegar Restinga PUC, não conseguem, pois alimentadora só vai até terminal da Velha;

  • Moradores dos condomínios Ana Paula, Camila e recentemente inaugurado São Guilherme, não têm uma linha que possam utilizar direto ao centro. Precisam pegar o PUC e fazer baldeação no terminal Nilo Wulff, o que vem trazendo transtornos, pois como o número de usuários é cada vez maior, acaba tendo conflito com usuários que pegam os coletivos direto no terminal;

  • Definição do que será feito na área de “estocagem” no terminal Nilo Wulff, que está interditado. Conforme reuniões realizadas no ano passado, havia ficado definido que a Prefeitura, através de suas secretarias, entraria com mão de obra e empresa faria a pavimentação do local. Porém, após início da nova gestão, tudo ficou parado;

  • Definição para o problema dos ônibus estacionados ao longo da avenida Nilo Wulff e ruas adjacentes, atrapando trafegabilidade de motoristas e pedestres. Ônibus parados em cima de faixa de segurança, estacionados em frente a garagens, acesso para cadeirantes, estacionados em ruas estreitas, como a Oscar de Oliveira Ramos, atrapalhando e congestionando estes locais;

  • Maior fiscalização na manutenção e preventiva dos coletivos. Diariamente relatos de ônibus estragados. Já chegamos a ter 5 ônibus estragados num único dia (só dos que fazem a linha Restinga). Trabalhadores e usuários atrasando e perdendo compromissos por causa disso;

  • Lotações:

    • 1 linha que desça, ou saia da Nilo Wulff próximo do terminal.

    • 1 linha que atendesse a Restinga Velha.

Entendemos que sejam estas as necessidades prioritárias, segundo relatos de usuários através dos nossos canais de comunicação e redes sociais e também por experiência própria, visto que somos também moradores do bairro e usuários deste serviço.

Agradecemos desde já a atenção e colocamo-nos à disposição para debatermos sobre o assunto, assim como disponibilizamos nosso canal para para que o órgão possa esclarecer os assuntos inerentes.

Att.

Márcio Figueira – Dir. Presidente / TV Restinga


E-MAIL RECEBIDO NO DIA 10 DE AGOSTO COM A RESPOSTA DO DIRETOR DA EPTC REFERENTE AS SOLICITAÇÕES:

Empresa Pública de Transporte e Circulação
Transporte – CAPA/GAF/DAF/EPTC
Comunicação Empresa

Sr(a). Requerente,

Em atenção ao processo 17.16.000009712-0, informamos que o sistema de transporte coletivo é dimensionado em função da demanda, número de passageiros a serem transportados e da capacidade máxima do veículo. Esta capacidade é a soma do número de assentos/lugares, mais uma quantidade pré-definida* do número de passageiros em pé – por metro quadrado – de área livre no interior do veículo, dados que variam conforme o tipo do veículo, seja ele padrão ou articulado. (* O Edital de licitação definiu que para o Sistema de Transporte Público de Porto Alegre, a ocupação deve ser, no máximo, de quatro passageiros por metro quadrado em pé.)

A EPTC realiza avaliações periódicas verificando a quantidade de passageiros que se utilizam das linhas do transporte coletivo, por tipo de dia, útil, sábado e domingo, e por faixa horária de picos e entre picos. A definição do número de viagens ocorre a partir deste comparativo entre a oferta e o número de passageiros no período mínimo de uma hora. Com estes critérios, define-se o nº de viagens a serem realizadas e o tipo de veículo a ser utilizado. Após, as linhas são monitoradas, oferecendo mais viagens, ou não, conforme a evolução da demanda. Novos itinerários ou extensão das linhas para implantação de novo terminal que acarrete mais rodagem não podem ser implantados sem uma correta avaliação dos impactos sobre tempo de viagem e oneração do sistema em geral. Informamos ainda que nos últimos anos foram implementadas as linhas Alimentadoras A19 – Hospital Restinga, A15 – Escola Técnica Restinga/Hospital, acréscimo de viagens na linha A13 – São Caetano, além da implementação das linhas T12/T12A, operadas pela Cia. Carris. (Evolução das linhas 314). Também teve incremento de viagens no conjunto de alimentadoras A14. Houve acréscimo de veículos articulados na Restinga, em especial na linha R10, implantação de linha de lotação especial Restinga, com 22 carros em operação.

Na questão específica do aumento da população da restinga, informamos que mensalmente os carregamentos das linhas são avaliadas para que a oferta seja adequada à demanda. Com relação ao pedido de linhas circulares que atendam a região, informamos que o bairro já é coberto por uma rede de linhas, sejam elas radiais, circulares, e alimentadoras, que atendem, seja direta ou indiretamente, através da integração. Lembrando que com a integração tarifária, a segunda viagem tem 100% de gratuidade.

Quanto ao Terminal da Restinga Velha ( rua Tobago) informamos que atualmente a cobertura é composta por duas linhas de abrigos do tipo M2, conferindo 112m² de área coberta. Estes abrigos não contam com iluminação própria e a iluminação no local é a da via e da praça que temos ali. O mobiliário que dispomos que tem iluminação própria é o tipo Parada Segura. Atualmente, não temos abrigos suficiente para implantação em toda a extensão da Baia do Terminal. Além disso, como não conseguimos colocar duas linhas de abrigos, a área coberta do terminal diminuirá pela metade, prejudicando os usuários. Opinamos que a DIP deva fazer uma avaliação no local e melhorar a iluminação pública. Entretanto, informamos que, dentre as melhorias implantadas nos terminais do Bairro Restinga, constam melhoria na iluminação no terminal Nilo Wulf – foram substituídas 58 lâmpadas fluorescentes por 38 econômicas de 105W, com comando individual e rede de fiação nova - e implantação de bancos de 8m no terminal Tobago (Restinga Velha).

Referente aos diversos destinos solicitados, informamos que o sistema de ônibus de Porto Alegre conta com integração tarifária e física. A Restinga tem uma vasta rede de alimentadoras e troncais saindo de ambos os Terminais (Nilo Wulff e Tobago). Os demais destinos podem e devem ser acessados utilizando da integração tarifária, tanto para o eixo da Oscar Pereira, quanto para o eixo da Wenceslau Escobar/ Coronel Marcos. Informamos que a EPTC vem realizando ações de fiscalização nos terminais da Restinga com regularidade a fim de coibir faltas ou atrasos. Além disso, solicitamos (e fomos atendidos) a disponibilização de supervisores dos operadores para orientar quanto à correta operação dos ônibus nos terminais.

Quanto as ações no terminal da Restinga Nova, salientamos que desde 2016 trabalhamos junto com as demais Secretarias e com os operadores no sentido de minimizar e resolver os problemas de estocagem no local. Já contamos com um projeto funcional, de iluminação e de pavimentação para a área de estocagem e trabalhamos com uma segunda área de estocagem alternativa nas proximidades. Neste quesito (estocagem) é importante destacar que a necessidade de estocagem é resultado da operação com uma grande quantidade de ônibus que conferem uma grande oferta de ônibus ao Bairro Restinga.

Quanto à viabilização de uma linha de lotação que desça ou saia da Av. Nilo Wulf, e uma linha que atenda à Restinga Velha, informamos que as linhas de lotação, categoria especial, 10.6 – Restinga e 10.7 – Belém Novo passam no momento, por uma avaliação de reequilíbrio financeiro, tendo em vista que o IPK (índice de passageiro por quilômetro) previsto no Edital não se concretizou. Muito embora a linha apresente muita demanda nos horários de pico, o entrepico não apresenta demanda que justifique alterações de itinerário. Ou seja, na situação atual, a utilização da linha no pico, não permite dividir a demanda, e no entrepico, não existem passageiros suficiente para justificar ramificações. Desta forma, enquanto a linha não estiver equilibrada financeiramente, não será possível efetuar quaisquer alterações de itinerário.

Atenciosamente,

Marcelo Soletti de OliveiraDiretor-Presidente, em 10/08/2017, às 15:02


NOVAS SOLICITAÇÕES:

Desde o mês de Setembro, o vereador Marcelo Sgarbossa (PT), iniciou uma conversa com os moradores e abriu diálogo também com a EPTC e com o Secretário de Mobilidade Urbana Eliseu Sabino. Vamos aguardar e ver se estas novas solicitações serão atendidas ou seguiremos com a mesma resposta dada pelo diretor da Empresa Pública de Transporte e Circulação, ou seja, nada a mais do que está aí.

* Confira postagem na fanpage do vereador Sgarbossa, onde fala com os moradores e usuários a respeito das melhorias no terminal da Restinga Velha:
https://www.facebook.com/sgarbossamarcelo/posts/1510573799031127

* Vídeo no canal do vereador Sgarbossa gravado com usuários da Restinga Velha:
https://www.youtube.com/watch?v=u3938VrZjBU&feature=youtu.be

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