Iniciam em agosto as atividades da Incubadora Tecnológica Social da Restinga, desenvolvida pelo Campus Restinga do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A incubadora começa no período de pré-incubação, com três empresas, todas administradas por estudantes do Campus: Projeto Impressora 3D, Turismo de Bolso e GT-Genius Tech. A impressora 3D produz impressoras 3D e as revende, assim como produtos relacionados à impressão, incluindo até o projeto de um drone. A Turismo de Bolso trabalha na área do turismo acessível a locais próximos e a GT-Genius Tech irá operar na área de informática com vendas de produtos via internet e representação de softwares de terceiros e próprios.
A incubadora é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo a identificação, formação, inserção e consolidação de empreendimentos nascentes, ou já existentes, com potencial inovador no mercado. Para a escolha das empresas, foi aberto um edital em abril. As propostas devem ser nas áreas de Economia Criativa, Eletrônica Industrial, Tecnologia Assistiva, Tecnologias Educacionais, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Tecnologias para Sustentabilidade, Turismo, Hospitalidade e Lazer e Gestão e Negócios. As empresas incubadas terão à disposição sala para reuniões, acesso à internet, sala com computador, mesa e armário, além de recepção e segurança do Campus, manutenção e limpeza das áreas comuns.
De acordo com o gestor da Incubadora, o admistrador Fabiano Giacomazzi de Almeida, a ideia surgiu como uma oportunidade de fortificar a união do bairro Restinga com o Instituto, gerando empregos para os estudantes e fortalecendo a imagem da instituição na comunidade. O projeto, afirma Fabiano, consiste em pré-incubar três empresas com ideias inovadoras em suas áreas.
“Tem início com o período de pré-incubação de seis meses. Em seguida, as empresas aprovadas passam para a incubação, que pode variar de dois a três anos até serem graduadas, ou seja, até estarem aptas a ingressar por conta própria no mercado. Durante o período de pré-incubação, as empresas selecionadas deverão elaborar o plano de negócios e desenvolver sua ideia concomitantemente”, explica o gestor.
No dia 5 de agosto, haverá uma cerimônia de início das atividades da Incubadora Tecnológica Social da Restinga do Campus Restinga, prevista para as 14 horas.
O IFRS possui atualmente duas incubadoras. Além da iniciativa do Campus Restinga, o Campus Porto Alegre conta com a Incubadora Tecno-Social, em funcionamento desde 2011.
O IFRS
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Conta com cerca de 15 mil alunos e 180 opções de cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades em vários municípios do Estado. Oferece também cursos de pós-graduação e dos programas do governo federal.
O IFRS atua com uma estrutura multicampi. Possui os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Entre seus objetivos está promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.
Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A Reitoria está localizada em Bento Gonçalves.
O Campus Restinga iniciou suas atividades em junho de 2010, constituindo-se uma nova perspectiva para a qualificação e geração de emprego e renda no bairro Restinga e Extremo-sul de Porto Alegre. Além disso, através da verticalização de seus cursos possibilita à comunidade local perspectivas de estudo em diferentes níveis de ensino, gerando novas oportunidades profissionais. Localizado próximo ao Hospital Restinga e Extremo-Sul, no Distrito Industrial da Restinga, O campus possui cursos técnicos de nível médio nas modalidades Integrado Eletrônica, Informática para Internet e Lazer), Concomitante (Redes de Computadores), Subsequente (Administração e Guia de Turismo) e Proeja (Recursos Humanos) e cursos superiores de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica Industrial e Gestão Desportiva e de Lazer. Conta atualmente com mais 600 alunos.