Saúde

02 jul
2014

HOSPITAL RESTINGA E EXTREMO-SUL INAUGURA SUA EMERGÊNCIA

Eram 23h em ponto desta segunda-feira, 30 de  Junho de 2014, quando Sr. Nelson da Silva e Djanira Correa, representando a comunidade da Restinga, junto com o Prefeito de Porto Alegre José Fortunati, sob os olhos da imprensa, diretoria do Hospital Moinhos de Vento e demais presentes, abriram as portas da Emergência do novo Hospital Restinga e Extremo-Sul.

-No momento em que estas portas se abrirem, elas nunca mais fecharão e asim que as luzes forem acesas, elas nunca mais apagarão – ressaltou Fernando Torelly, Superintendente Executivo do Hospital Moinhos de Vento.

Já seu Nelson da Silva, líder comunitário e um dos protagonistas nesta luta pela conquista de um hospital aqui na nossa comunidade, sentiu-se muito feliz em estar entrando pelas portas do hospital, agora em funcionamento, mas fez questão de deixar bem claro que não prentende tão cedo precisar dos seriços emergenciais.

O ato simbólico precisou acontecer de forma rápida, pois já chegavam neste momento, os primeiros pacientes a procura do serviço de emergência do novo hospital, como a dona de casa Lídia da Silva, que levou o seu irmão, Emílio Salvador, vítima de paralisia infantil, para consultar, devido a uma alergia que causou muita coceira e feridas pelo corpo.

Logo em seguida, uma cena inusitada chamou a atenção de todos. Trazido por um amigo,  o aposentado Adão Oliveira Costa chegou até a emergência de Carroça. O “veículo” parou em frente a porta da emergência e por estar sentindo muitas dores no corpo, seu Adão precisou ser carregado e colocado em uma cadeira de rodas.

E assim foram chegando mais e mais pacientes, em busca de atendimento médico no tão sonhado e desejado Hospital Restinga, que ainda não está 100% completo, mas já dispõe de uma bela estrutura para atender a população tão carente da comunidade da Restinga e do Extremo-Sul de Porto Alegre.

Gisele Nader, Gerente Médica do Hospital Restinga e Extremo-Sul, ressaltou os serviços de atendimento que a população terá no local: – A partir de agora, a população irá contar com Raio X 24 horas, Tomografia, Internação de emergência adulto e pediátrico, dentre outros serviços que já funcionavam no antigo P.A (Pronto Atendimento), localizado na 3ª unidade.

Sobre o antigo local de atendimento de emergência, o Secretário de Saúde do Município, Carlos Henrique Casartelli, afirmou que a estrutura não irá fechar, pelo menos nos próximos 30 dias, onde deverá permanecer uma equipe de atendimento para consultas e medicação e em caso de pessoas precidando de atendimento de emergência, serão então indicadas a procurar a Unidade de Pronto Atendimento no Hospital. Além disso, ele pretende abrir ali alguns outros serviços ligados à saúde, como um CAPS (Centro de Atendimento Psico Social), uma farmácia, dentre outros, mas não garantiu quando isso será implantado.

O Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, também ressaltou a importância deste novo equipamento de saúde inaugurado, que irá beneficiar não só os moradores do Extremo-Sul, mas toda a rede de atendiment, visto que mais de 150 mil pessoas da região, não precisarão mais se deslocar para os outros hospitais da capital, colaborando assim para que se diminuam também as lotações nos demais complexos hospitalares.

A inauguração oficial está prevista para a próxima quinta-feira (03), com a presença da Presidente Dilma Roussef, mas ainda precisa de confirmação.

Em breve, postaremos o vídeo com a cobertura completa que a TV Restinga fez neste dia histórico para a nossa comunidade.

Comente esta matéria

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.