São Paulo, 22 de maio de 2014 – O Hospital Moinhos de Vento anuncia nesta quinta-feira acordo com a TOTVS para fornecimento de tecnologia para o Hospital Restinga e Extremo-Sul, em Porto Alegre (RS). Esta é a primeira entrega de soluções desenhadas dentro da Aliança Estratégica em Saúde, composta por TOTVS, Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, Intel e Microsoft. O objetivo da aliança, formada há um ano, é desenvolver soluções inovadoras para tornar a gestão de Saúde no Brasil mais eficiente e moderna.
A TOTVS oferecerá um coquetel em seu estande na Feira Hospitalar, hoje às 18 horas, no Expo Center Norte, para celebrar o acordo. O endereço é Rua F, stand 87/89. Participarão da cerimônia o superintendente de Educação, Pesquisa e Responsabilidade Social do hospital, Dr. Luciano Hammes; o diretor do segmento de Saúde da TOTVS, Nelson Pires; o diretor-superintendente do Albert Einstein, José Henrique Germann; o gerente de Inovação em TI para Saúde da Intel, José Luís Bruzadin; e o diretor de Estratégia e Alianças da Microsoft, Arlindo Maluli.
O Hospital Restinga e Extremo-Sul iniciará as operações de forma gradual. Inicialmente será aberta a emergência com leitos de observação, apoiada por leitos de internação. Para esses pacientes, serão disponibilizados exames de diagnóstico de última geração como tomógrafo e raio-x digitais, além de eletrocardiogramas, ecografias e exames laboratoriais. A emergência adulta e pediátrica terá capacidade para até 13.000 atendimentos mês.
Resultado de uma parceria público-privada, o Hospital Restinga e Extremo- Sul foi construído com recursos das isenções fiscais (filantropia) do Hospital Moinhos de Vento. Este projeto é um dos que o Moinhos desenvolve dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, para melhoria do SUS nas áreas de pesquisa, educação, gestão e avaliação de tecnologias. O complexo hospitalar Restinga e Extremo-Sul vai funcionar com cinco unidades: Centro de Especialidades, Unidade de Diagnóstico, Emergência, o Hospital em si e uma Escola de Gestão em Saúde.
Para dar eficiência à gestão, o Hospital Restinga e Extremo-Sul contará com a solução da TOTVS para hospitais, o HIS; prontuário eletrônico desenvolvido em parceria com o Hospital do Coração (HCor); software de gestão empresarial (ERP) e um módulo de medicina diagnóstica. Dentro da Aliança Estratégica, a TOTVS fornecerá os softwares; o Albert Einstein, uma consultoria de gestão; a Intel, os tablets para prontuário eletrônico; e a Microsoft, o banco de dados.
“Estamos muito contentes em anunciar a decisão de adotar a tecnologia da TOTVS no Hospital Restinga e Extremo-Sul e contar com os serviços de parceiros de peso: Albert Einstein, Intel e Microsoft”, afirma Dr. Luciano Hammes, do Hospital Moinhos de Vento. “A experiência da TOTVS com o setor de Saúde Pública, a especialização em Saúde e a proximidade de nós, aqui em Porto Alegre, foram diferenciais para nossa decisão.” O polo de desenvolvimento da TOTVS para soluções de Saúde está localizado na capital gaúcha, onde a empresa também tem uma unidade e uma franquia.
Para o diretor do segmento de Saúde da TOTVS, Nelson Pires, o acordo confirma o sucesso da Aliança Estratégica em Saúde. “A união do conhecimento e da experiência de quatro empresas líderes só poderia resultar em inovação e excelência para nossos clientes”, afirma Pires.
Fonte: Site do Hospital Moinhos de Ventos
Confira abaixo reportagem feita pela TV Restinga em Março direto do Hospital Restinga: