Ocorreu na manhã desta terça-feira (12/08), a assinatura do Plano Operativo que permitirá ao Hospital Parque Belém liberar leitos para atendimento médico a população através do SUS. Estiveram presentes na ocasião, o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, o representante da Secretária Estadual da Saúde, Márcio Belloc, o Presidente do Sanatório Belém, Luiz Augusto Pereira e o Presidente da Cosman, Vereador Thiago Duarte.
A Superintendente Geral do HPB, Claudia Abreu, apresentou o novo Plano 0perativo. Ela citou o novo modelo de Porta Referenciada 100% SAMU de maneira diferente, onde dez leitos serão utilizados para pacientes encaminhados pela própria SAMU. Claudia deixou claro que se trata de uma medida inicial, na retomada das atividades do HPB.
Sobre o Plano Operativo, os valores previstos mensalmente estão na marca de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), cobrindo os custos iniciais do hospital. Os valores são referentes à produção mais incentivos definidos em portarias e resoluções envolvendo as três esferas (municipal, estadual e da União), mediante cumprimento das metas quantitativas e qualitativas. Para isso a administração do hospital necessita realizar novas composições do modelo assistencial.
O Secretário de Saúde comentou sobre as reuniões com o grupo de trabalho, que avançaram para a busca de uma solução da situação do hospital. Casartelli ainda definiu: “As melhorias estão sendo realizadas pela direção do HPB. O hospital não é apenas paredes pintadas, não é camas adequadas, mas, tem toda uma questão de segurança para a assistência do usuário, da qual não podemos abrir mão”. Ele ainda destacou que o atendimento já poderia iniciar 24h após a assinatura do Plano Operativo, no que depender do HPB.
Quanto à assinatura do Plano Operativo, o Presidente do Sanatório Belém, Luiz Augusto Pereira, falou que “é uma satisfação dar a noticia que finalmente conseguimos um entendimento, graças a Câmara de Vereadores, as Secretárias Municipal e Estadual da Saúde e a Comunidade. Este hospital continuará atendendo a população que está há 73 anos a serviço da comunidade de Porto Alegre. É com grande satisfação que foi assinado o Plano Operativo“. Quanta a capacidade do atendimento, o Presidente revelou que “o Hospital Parque Belém está colocando a disposição da Rede, 50 leitos de imediato para atender o SUS, e também leitos de UTI. Progressivamente nós vamos aumentar o número disponível de leitos para a comunidade, chegando a 242 leitos”.
O Parque Belém contará com 242 leitos, sendo 80% SUS, e deverá ter 50 deles com abertura imediata, ainda em agosto. “Através das ações que estão sendo realizadas em conjunto com a SMS, a nossa meta é que a partir da implantação deste sistema o HPB seja referência em cirurgia geral e neurocirurgia em Porto Alegre”, salientou Claudia.
Fonte: Site do Hospital Parque Belém