Saúde

04 jul
2014

PRESIDENTA DILMA INAUGURA HOSPITAL DA RESTINGA E EXTREMO-SUL

A presidenta Dilma Rousseff inaugurou oficialmente, nesta sexta-feira, (04), pela manhã, o Hospital Restinga e Extremo-Sul. O projeto construído por meio de isenções fiscais do Hospital Moinhos de Vento, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, começou a operar na última segunda-feira, às 23h30, e já atendeu mais de mil pacientes.

A nova unidade de saúde vai beneficiar aproximadamente 110 mil habitantes de seis bairros da capital gaúcha: Restinga, Lami, Lageado, Belém Novo, Ponta Grossa e Chapéu do Sol.  Participaram da cerimônia de inauguração os ministros da Saúde, Arthur Chioro; da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira; o Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, o governador Tarso Genro; o prefeito José Fortunati, o presidente do Conselho de Administração do Hospital Moinhos de Vento, José Adroaldo Oppermann e os superintendentes Fernando Andreatta Torelly e Luciano Hammes, executivo e educação, pesquisa e assistência social, respectivamente e Djanira Correa, moradora da Restinga e representante do Conselho Municipal de Saúde.

No seu pronunciamento a presidenta Dilma Rousseff, destacou a importância da parceria com o Hospital Moinhos de Vento (HMV), Instituição referência na área da saúde e que possui padrão internacional de qualidade. Segundo ela, o Hospital faz parte de uma realidade excepcional que envolveu esforço da comunidade local e das demais esferas públicas de poder. “Tenho imenso orgulho da inauguração do Hospital Restinga e Extremo-Sul que muda a condição de vida da população que aqui vive”, afirmou.

O superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Fernando Andreatta Torelly lembrou que a construção do Hospital Restinga e Extremo-Sul teve início com as primeiras turmas de técnico em enfermagem formadas para trabalhar no que viria a ser o Hospital. “É o que chamamos de tijolo-humano. Por isso dizemos que este é um Hospital comunitário, uma vez que boa parte destes profissionais que trabalharão aqui foram formados pela existência deste projeto”, comenta.

Djanira Correa se emocionou ao mencionar a batalha que foi para a conquista deste importante e vital equipamento público de saúde para a nossa comunidade e mencionou diversas outras demandas que nosso bairro precisa. Djanira também ressaltou a importância e o trabalho do IFRS (Instituto Federal) Câmpus Restinga, nossa Escola Técnica, que tem um importante compromisso de formar técnicos em diversas áreas, beneficiando e qualificando principalmente jovens e moradores da Restinga.

Foto: Itamar Aguiar

Em breve, mais fotos e o vídeo com a cobertura feita pela TV Restinga.

Comente esta matéria

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.